PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA AUTORIZADA PELO MEC

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Pós-graduação em Saúde Mental - especialização lato sensu

Descrição

O curso tem como objetivo formar especialistas nos aspectos teóricos e práticos para atuarem na área da Saúde Mental dentro da visão de um ser humano Bio-psico-socio-ambiental-histórico e cultural


Turmas disponíveis:

Carga horária: 420 horas

Duração: 15 meses


VALORES

Inscrição: de R$ 159,80 por R$ 0,00

Mensalidade: 15 x R$ 284,21 ou de R$ 4263,16por R$ 3836,84 à vista

Pague suas mensalidades até dia 10 de cada mês e garanta 5% de desconto.

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Conteúdo

Sistema Avaliativo

Metodologia

Público Alvo

Instituição

Corpo Docente

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Matrícula

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Disciplinas C/H Conteúdo programático
Atenção Psicossocial à Dependência Química(Álcool e outras Drogas)
40

PRINCÍPIOS GERAIS SOBRE O USO DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
- Questões norteadoras do uso de drogas na evolução do homem
- Drogas: classificação e efeitos
- A dependência química
- Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso e abuso de álcool e outras drogas

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL AOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
- Política Nacional sobre Drogas
- A rede de atenção ao uso de álcool e outras drogas no Sistema Único de Saúde
- O tratamento e a reabilitação psicossocial do usuário de álcool e outras drogas na rede pública
- Prevenção ao consumo de álcool e outras drogas e a política de redução de danos

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Atenção e Reabilitação Psicossocial 40

REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL
- Antecedentes históricos
- Conceituação da reabilitação psicossocial

TEORIAS SOBRE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL

A RFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL: POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL DO SUS
- Hospital Psiquiátrico
- História do CAPS
- Tipos de CAPS
- Programa nacional de Avaliação de Centros de Atenção Psicossocial
- CAPS e suas funções estratégicas
- Serviço Residencial Terapêutico
- Programa de Volta para Casa

Disciplinas C/H Conteúdo programático
História e Legislação em Saúde Mental 40

A HISTÓRIA DA SAÚDE MENTAL ATRAVÉS DOS TEMPOS
- Idade Antiga
- O Período Medieval
- Idade Moderna
- Idade Contemporânea

SAÚDE MENTAL NO BRASIL
- Fatos Marcantes da História da Saúde Mental no Brasil
- A saúde mental no Brasil colônia
- A saúde mental no Brasil imperial
- A saúde mental no Brasil período republicano

REFORMA PSIQUIÁTRICA E SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
- A implantação da saúde pública brasileira na década de 1980
- A luta antimanicomial nos anos 90
- Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito à saúde pública
- Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
- Os CAPS e a rede básica de saúde
- Saúde mental na estratégia de saúde da família

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Metodologia do Ensino Superior 40

EDUCAÇÃO E METODOLOGIA NO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
- Educação, Didática e Metodologia no pensamento pedagógico brasileiro
- O ensino superior brasileiro - limites e possibilidades
- Finalidades do ensino superior

A METODOLOGIA COMO ATO POLÍTICO
- A intencionalidade do ato de educar
- A metodologia como opção política: reprodução ou transformação?

VISÃO HISTÓRICA DA METODOLOGIA DE ENSINO NA UNIVERSIDADE
- Trajetória
- Tendências atuais

PLANO E PLANEJAMENTO DE ENSINO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO
- Diferenças entre plano e planejamento
- As implicações políticas doa ato de planejar
- Etapas de um plano

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Métodos e Técnicas de Pesquisa 40

OS CAMINHOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
- Processo de produção do conhecimento
- Etapas necessárias na produção do conhecimento

PESQUISA CIENTÍFICA
- Em busca de um conceito de Pesquisa
- Princípios da Pesquisa Científica
- Modalidades de Pesquisa
- Modalidades mais utilizadas em Pesquisa
- Técnicas para a coleta de dados e informações

PROJETO DE PESQUISA
- Conceito
- Escolha do tema
- Estrutura do Projeto de Pesquisa

ORIENTAÇÕES E NORMATIZAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS
- Forma de apresentação gráfica do texto científico
- As normas da ABNT
- Citações diretas e indiretas colocadas no corpo do texto
- Notas de rodapé.
- Normas para a elaboração de referências

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Psicofarmacologia 40

INTRODUÇÃO À PSICOFARMACOLOGIA
- Como nasce um medicamento
- O paciente e o uso dos medicamentos

PRÍNCIPIOS DA FARMACOCINÉTICA
- O que o organismo faz com a droga

PRÍNCIPIOS DA FARMACODINÂMICA
- O que a droga faz com o organismo

ANTIDEPRESSIVOS
- Interações medicamentosas
- Tipos de interações
- Antipsicóticos
- Psicoestimulantes
- Anticonvulsivantes na prática clínica interdisciplinar

PSICOTERAPIA E PSICOFÁRMACOS
- Psicofarmacologia e trabalho
- Terapia ocupacional: interferência dos psicofármacos no tratamento
- Psicofarmacologia e interdisciplinaridade

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Saúde Mental e Trabalho 40

BREVE HISTÓRICO DA SAÚDE OCUPACIONAL
- A Higiene Ocupacional e sua evolução
- Contribuições de Ramazzini

SAÚDE MENTAL E TRABALHO
- Considerações sobre a Saúde/Doença Mental e Trabalho
- Abordagens teórico-metodológicas em Saúde Mental do trabalhador

PRINCIPAIS FATORES DE RISCO À SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR
- Fatores de risco
- Repercussões psicossociais dos riscos ocupacionais

ESTRESSE OCUPACIONAL E SÍNDROME DE BURNOUT
- O estresse ocupacional
- Principais modelos sobre estresse ocupacional
- Causas e consequências do estresse ocupacional
- Controle do estresse ocupacional
- Síndrome de Burnout

INTRODUÇÃO DE MUDANÇAS NO AMBIENTE DE TRABALHO
- Sistema de recompensas ou compensações: controle do status, estima e salário
- Características da empresa e dos postos de trabalho
- Futuro inseguro no emprego
- Contexto físico perigoso
- Consequências dos riscos psicossociais

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Saúde Mental na Atenção Primária e na Saúde da Família 40

ENVOLVIMENTO FAMILIAR NA REABILITAÇÃO DO PORTADOR DE DOENÇA MENTAL
- Família nuclear como construção
- Famílias e relações de poder
- A família como agência e perspectiva rizomática
- Família como território de agenciamentos
- A relação entre quem cuida e quem é cuidado
- Cuidadoras: desvalorizadas, mas sobrecarregadas

ESTRATÉGIA DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA E O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
- Conhecendo as famílias do território de atuação
- Identificando os principais problemas de saúde mental
- Planos e programações de enfrentamento
- Ações educativas aos problemas de saúde
- Centro de Atenção psicossocial - CAPS

A SAÚDE MENTAL EM DIFERENTES CONTEXTOS - ESCOLA, TRABALHO, COMUNIDADE
- Saúde Mental na escola
- Saúde Mental no trabalho
- Saúde Mental na comunidade

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Saúde Mental nas Diferentes fases da Vida 40

O CONCEITO DE CULTURA COMO INTERCESSOR DAS PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL

SAÚDE COLETIVA X SAÚDE PÚBLICA: DIFERENCIAÇÃO TERMINOLÓGICA

INTEGRALIDADE E PRÁTICAS EM SAÚDE
- Integralidade e o biopsicossocial
- Integralidade e potência de vida
- Potência de vida e produção de saúde

SAÚDE PÚBLICA: DO INDIVÍDUO À POPULAÇÃO

A EXPERIÊNCIA GRECO-ROMANA: PÚBLICO, SAÚDE E POLÍTICA CUIDADOS DE SI E SAÚDE

ESFERA PÚBLICA E POLÍTICA

URBANIZAÇÃO E EPIDEMIAS

SAÚDE MENTAL NA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA
- A Infância
- A Psicanálise
- Os desdobramentos de caráter psicopatológico
- A Fase Anal
- A Fase Fálica/ Fase genital

CONSIDERAÇÕES SOBRE SAÚDE MENTAL A PARTIR DA SAÚDE COLETIVA

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 60 Elaboração do trabalho de conclusão de curso

* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

O sistema avaliativo é composto por:


  • Atividades: atividades avaliativas em grupo ou individualmente realizadas no decorrer de cada módulo. São divididas em: Análise/estruturação de artigos científicos. Estudo de casos clínicos e Avaliação modular.
  • Participação: desempenho nas atividades em fóruns e discussões.
  • Prova Online*: realizada a cada final de módulo no ambiente virtual de aprendizagem.
  • Prova Final: prova presencial versando sobre todo o conteúdo do curso.
  • Trabalho de Conclusão de Curso: produção e apresentação de um ARTIGO CIENTÍFICO, conforme normas específicas do curso.


* As questões da prova online são aleatórias.

* Será considerado aprovado, tanto nos módulos como no curso de pós-graduação lato sensu, o pós-graduando que obtiver nota mínima de 7,0.

* O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso como modelo abaixo.

A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação adota um modelo de tutoria ativa, em que os professores têm competência conceitual, pedagógica e metodológica para acompanharem o estudante ao longo de todo o curso, motivando-o a participar e a interagir com o grupo por meio das ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente virtual (barra lateral direita). Os tutores acompanham de maneira ativa os pós-graduandos, por meio da assistência diária e em clima de cordialidade, respeito e de problematização dialógica. Assim, os pós-graduandos sentem-se mais seguros, com a certeza de que podem contar com professores-tutores para o esclarecimento de dúvidas, aprofundamento de questões e para a construção de conhecimentos. Durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, os pós-graduandos contam com o acompanhamento constante de um professor-orientador.
Curso RESTRITO para profissionais graduados em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Fonoaudiologia.
Logo UCDB

Universidade Católica Dom Bosco. Portaria MEC n.º 1547, de 27 de outubro de 1993 (Publicação DOU em 28/10/93).

A Universidade Católica Dom Bosco está credenciada, pela Portaria Ministerial nº 550, de 25 de fevereiro de 2005, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.

Os cursos de especialização oferecidos por Universidades não constam de "reconhecimento" junto ao MEC, porque não existe reconhecimento para curso de especialização.

O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.

Mais informações podem ser encontradas no site no MEC, em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13070:os-cursos-de-pos-graduacao-lato-sensu-precisam-ser-autorizados-e-reconhecidos-pelo-mec&catid=127:educacao-superior

O corpo docente é composto por:


  • Tutores de Interação: Responsáveis pelas dúvidas técnicas e gerais dos alunos.
  • Tutores Colaboradores: Convidados que colaboram na produção e atividades do curso.
  • Tutores Conteudistas: Responsáveis pela elaboração do material didático escrito do curso.
  • Tutores Orientadores: Disponíveis para orientação da elaboração de trabalho de conclusão de curso.
  • Tutores Titulares: Responsáveis pelas disciplinas, respondendo às dúvidas específicas encaminhadas pelos tutores de interação.


Verifique abaixo os tutores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:


Nome Currículo Coordenador Interação Colaborador Conteudista Orientador Titular
Me. Eduardo Cavalheiro Pelliccioli Curriculo Lattes Conteudista Orientador Titular
Dr. José Carlos Rosa Pires de Souza Curriculo Lattes Conteudista
Dr. José Manfroi Curriculo Lattes Conteudista Titular
Dra. Liliana A. M. Guimaraes Curriculo Lattes Conteudista Titular
Ma. Ludmila de Moura Curriculo Lattes Conteudista Orientador Titular
Ma. Maria Luiza Arruda Almeida Serra Curriculo Lattes Conteudista Titular
Me. Renan da Cunha Soares Junior Curriculo Lattes Coordenador Conteudista Orientador Titular
Me. Serginaldo José dos Santos Curriculo Lattes Conteudista Orientador Titular
Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.
Os pós-graduandos podem optar por participar do encontro presencial em qualquer uma das capitais brasileiras.
A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório em todas as capitais brasileiras.

1. Realize seu cadastro. Clique aqui para se cadastrar.

2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;

3. Envie os seguintes documentos:

  1. 2 fotos 3x4;
  2. Cópia autenticada de RG e CPF;
  3. Comprovante de residência recente em nome do participante;
  4. Cópia autenticada frente e verso do diploma de graduação;
  5. Requerimento de matrícula/termo de adesão assinados com firma reconhecida.

Observações: Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação.

Parcelado em:

2 x R$ 2.131,58

3 x R$ 1.421,05

4 x R$ 1.065,79

5 x R$ 852,63

6 x R$ 710,52

7 x R$ 609,02

8 x R$ 532,89

9 x R$ 473,68

10 x R$ 426,31

11 x R$ 387,56

12 x R$ 355,26

13 x R$ 327,93

14 x R$ 304,51

15 x R$ 284,21


Ou parcela única:

De R$ 4.263,16 por R$ 3.836,84


* 5% de desconto para pagamento até o dia 10 de cada mês no boleto bancário ou na opção por pagamento via cartão de crédito.

* Obs.: a geração de boleto somente ocorre após o recebimentos e conferência dos documentos.

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Números do portal educação

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  • 98%
    indicariam os cursos a amigos
  • 92%
    acham o material bom/ótimo
  • 33
    áreas de conhecimento
  • 31
    prêmios e conquistas
  • 10
    canais de atendimento
  • 210
    colaboradores diretos
  • 1000
    colaboradores indiretos
  • 65
    países alcançados