PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA AUTORIZADA PELO MEC

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Pós-graduação em Libras - especialização lato sensu

Descrição

Nos dias de hoje, a comunicação é indispensável para nossa vida na sociedade. Quando se trata de comunicação em Libras, não é diferente. O curso de Pós-Graduação em Libras - especialização lato sensu abordará os aspectos da Língua Brasileira de Sinais e sua aplicabilidade em diversos segmentos sociais.


Turmas disponíveis:

Carga horária: 420 horas

Duração: 15 meses


VALORES

Inscrição: de R$ 159,80 por R$ 0,00

Mensalidade: 15 x R$ 249,00 ou de R$ 3735,00por R$ 3361,50 à vista

Pague suas mensalidades até dia 10 de cada mês e garanta 5% de desconto.

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Corpo Docente

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Pré-requisito para realização do curso:


Para ingressar na pós-graduação o aluno deverá ter conhecimento de Libras Básico e Intermediário, comprovado através de certificado dos cursos realizados (totalizando um mínimo de 100 horas) ou termo de compromisso, de parte do aluno, atestando ter o conhecimento exigido, com firma reconhecida.


Conhecimento de Libras Básico e Intermediário exigido como pré-requisito: alfabeto manual; números; identificação pessoal; familiares; tempo; meses; dias da semana; dias e horas; cores; substantivo; antônimos; pronomes; verbos; alimentos; verduras; frutas; legumes; salgados e doces; bebidas; vestuário e acessórios; animais; meios de comunicação; meios de transporte.


* Observação: o aluno, para acompanhar o curso, deverá dispor de equipamento de webcam, com possibilidade de gravação de áudio e vídeo para o envio das atividades on-line do curso. Exige-se que o acadêmico tenha conhecimento da Língua Portuguesa escrita e da Língua de Sinais.



Disciplinas C/H Conteúdo programático
Aquisição da língua portuguesa como L2 (segunda Língua) 40

Diferença entre a Língua Portuguesa e a Libras
A situação de Aprendizagem dos Surdos
Implicações do Processo de Alfabetização para Alunos Surdos
Letramento Visual
Processo de Aquisição da Língua Portuguesa como L²
Estratégias para Trabalhar a Leitura
A construção da Escrita do Surdo
Uso da Função Social
Análise Contrastiva
Processo de Interlíngua – Níveis: I, II e III
Ampliação do Vocabulário da Língua Portuguesa

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Conhecimento sobre a Formação do Profissional Intérprete em Libras 40

Intérprete de língua de sinais e o papel do intérprete de libras
Regulamento para atuação como tradutor e intérprete de língua de sinais
Regulamento dos intérpretes da FENEIS-RS
Da ética do profissional intérprete
Da postura ética na hora do contrato
Resolução do encontro de Montevidéu
Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010- regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua brasileira de sinais - libras
Modelos de tradução e interpretação
Aluno surdo x intérprete x professor: perspectiva na área educacional inclusiva
Reflexões sobre a inclusão escolar do aluno surdo
Orientação aos pais

Disciplinas C/H Conteúdo programático

Deficiência Sensorial: surdez

40

Educação de deficientes auditivos e surdos
Conceituação e caracterização
Os órgãos do aparelho auditivo e seu funcionamento
Etiologia e prevenção da surdez
O surdo e a história da sua educação
O papel da família frente à surdez
A Cultura surda
A inclusão de alunos surdos no Ensino Comum
A Língua Brasileira de sinais
Aprendizado da Língua Portuguesa
Recursos Tecnológicos na Educação do aluno surdo

Disciplinas C/H Conteúdo programático

Habilitação/Reabilitação do deficiente auditivo

40

Metodologias de oralização
Método verbotonal
Método Auruiral
Método audiovisual de linguagem oral
Método perdoncini
Princípios fisiológicos
Educação auditiva
Alfabetização/Letramento da pessoa com deficiência auditiva, dicas de ensino. Estimulação da linguagem
Atuação da equipe multidisciplinar

Disciplinas C/H Conteúdo programático

Libras I – Vocabulário

40

Sinais Religiosos
Material Escolar
Séries e Disciplinas
Faculdades e cursos
Higiene
Doenças
Sexo
Política
Países
Estados e cidades do Brasil
Surdo-Cego


Disciplinas C/H Conteúdo programático
Libras ll - Aspecto Linguístico da Língua de Sinais 40

Parâmetros Primários e secundários
Estrutura sublexical
Variações Linguísticas
Variação Social
Iconicidade e arbitrariedade
Aspecto estrutural
Estrutura Sintática
Sistema pronominal
Pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos e indefinidos:
Tipos de verbos, Verbos direcionais e Verbos não direcionais
Tipos de frases: Afirmativa/exclamativa/interrogativa e negativa.
Quantificação e Intensidade
Classificadores
Incorporação de argumento

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Prática de tradução e interpretação em Libras 40

Considerações históricas e definições sobre Tradução
Modalidades da tradução
Definição sobre interpretação: competências envolvidas e práticas de interpretação
Práticas de tradução e interpretação na Língua Brasileira de Sinais
Definição sobre Tradução Cultural: uma proposta de trabalho para os Surdos

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Metodologia do Ensino Superior 40

A docência no ensino superior
Educação. Didática. Metodologia
A LDB, o ensino superior e suas finalidades
O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
As implicações políticas do ato de planejar
Elementos constitutivos de um plano

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Métodos e Técnicas de Pesquisa 40

Os caminhos da Pesquisa Científica
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT, NBR 10520/2002

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 60 Elaboração do trabalho de conclusão de curso

* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

O Sistema Avaliativo é composto por:


  • Atividades:atividades avaliativas em grupo ou individualmente realizadas no decorrer de cada disciplina.
  • Participação:desempenho nas atividades em fóruns e discussões.
  • Prova Online*:prova individual realizada a cada final de disciplina no ambiente virtual de aprendizagem. As questões da prova on-line são randômicas e aleatórias.
  • Prova Final:prova individual realizada presencialmente ao final de todas as disciplinas, quando da defesa de TCC.
  • Para o curso de Libras, o aluno poderá escolher entre duas possibilidades:

    1. Prova de interpretação e tradução na Língua Brasileira de Sinais;

    2. Realizar a defesa do TCC em Língua Brasileira de Sinais. (apresentação do Trabalho e respostas aos questionamentos da banca realizados em Libras).

    Observação: Optando por esta segunda possibilidade, a banca deliberará a nota da Prova Final e o resultado da defesa do TCC de maneira independente, não estando vinculados os resultados obtidos..

  • Trabalho de Conclusão de Curso: produção e defesa de um ARTIGO CIENTÍFICO, conforme normas específicas do curso e Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso.

* As questões da prova online são aleatórias.

* Será considerado aprovado nas disciplinas do curso de pós-graduação lato sensu, o pós-graduando que obtiver nota mínima de 7,0, conforme cálculo de nota final apresentado a seguir.

* Para obter o certificado de conclusão do curso o (a) PÓS-GRADUANDO (A) deverá observar e cumprir todos os seus requisitos, no prazo estabelecido no calendário das disciplinas, que estará disponível no ambiente de aprendizagem assim que iniciá-la.

* O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso como modelo abaixo:

A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação adota um modelo de tutoria ativa, em que os professores têm competência conceitual, pedagógica e metodológica para acompanharem o estudante ao longo de todo o curso, motivando-o a participar e a interagir com o grupo por meio das ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente virtual (barra lateral direita). Os tutores acompanham de maneira ativa os pós-graduandos, por meio da assistência diária e em clima de cordialidade, respeito e de problematização dialógica. Assim, os pós-graduandos sentem-se mais seguros, com a certeza de que podem contar com professores-tutores para o esclarecimento de dúvidas, aprofundamento de questões e para a construção de conhecimentos. Durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, os pós-graduandos contam com o acompanhamento constante de um professor-orientador.

Psicólogos, fonoaudiólogos, educadores, gestores educação, intérpretes. Públicos em geral interessados em adquirir conhecimento acerca da LIBRAS e educação de pessoas surdas. É necessário que aluno tenha conhecimento de Libras Básico e Intermediário, comprovado através de certificado dos cursos realizados (totalizando um mínimo de 100 horas) ou termo de compromisso, de parte do aluno, atestando ter o conhecimento exigido, com firma reconhecida.

O curso também é destinado para profissionais que desejam atuar profissionalmente na área. O certificado de pós-graduação lato sensu em Libras substitui o PROLIBRAS (Proficiência em Libras), conforme Decreto 5626 de 22/12/2005:


DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

(...)


CAPÍTULO III


DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LIBRAS E DO INSTRUTOR DE LIBRAS

(...)


Art. 7o Nos próximos dez anos, a partir da publicação deste Decreto, caso não haja docente com título de pós-graduação ou de graduação em Libras para o ensino dessa disciplina em cursos de educação superior, ela poderá ser ministrada por profissionais que apresentem pelo menos um dos seguintes perfis:


I - professor de Libras, usuário dessa língua com curso de pós-graduação ou com formação superior e certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação;


II - instrutor de Libras, usuário dessa língua com formação de nível médio e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação;


III - professor ouvinte bilíngue: Libras - Língua Portuguesa, com pós-graduação ou formação superior e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação.


(...)


Art. 12. As instituições de educação superior, principalmente as que ofertam cursos de Educação Especial, Pedagogia e Letras, devem viabilizar cursos de pós-graduação para a formação de professores para o ensino de Libras e sua interpretação, a partir de um ano da publicação deste Decreto.

Logo UCDB

Universidade Católica Dom Bosco. Portaria MEC n.º 1547, de 27 de outubro de 1993 (Publicação DOU em 28/10/93).

A Universidade Católica Dom Bosco está credenciada, pela Portaria Ministerial nº 550, de 25 de fevereiro de 2005, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.

Os cursos de especialização oferecidos por Universidades não constam de "reconhecimento" junto ao MEC, porque não existe reconhecimento para curso de especialização.

O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.

Mais informações podem ser encontradas no site no MEC, em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13070:os-cursos-de-pos-graduacao-lato-sensu-precisam-ser-autorizados-e-reconhecidos-pelo-mec&catid=127:educacao-superior

O corpo docente é composto por:


  • Tutores de Interação: Responsáveis pelas dúvidas técnicas e gerais dos alunos.
  • Tutores Colaboradores: Convidados que colaboram na produção e atividades do curso.
  • Tutores Conteudistas: Responsáveis pela elaboração do material didático escrito do curso.
  • Tutores Orientadores: Disponíveis para orientação da elaboração de trabalho de conclusão de curso.
  • Tutores Titulares: Responsáveis pelas disciplinas, respondendo às dúvidas específicas encaminhadas pelos tutores de interação.


Verifique abaixo os tutores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:


Nome Currículo Coordenador Interação Colaborador Conteudista Orientador Titular
Esp. Bruno Roberto Nantes Araujo Conteudista Orientador Titular
Esp. Helen Trefzger Ballock Conteudista Orientador Titular
Dr. José Manfroi Curriculo Lattes Conteudista Titular
Ma. Lilian Ferro Curriculo Lattes Conteudista Orientador Titular
Ma. Maria Luiza Arruda Almeida Serra Curriculo Lattes Conteudista Titular
Ma. Maria Sylvia Padial Curriculo Lattes Conteudista Orientador Titular
Esp. Milena Pereira da Silva Miiji Conteudista Orientador Titular
Esp. Nayara Cesario Curriculo Lattes Coordenador Colaborador Conteudista Orientador Titular
Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.
Os pós-graduandos podem optar por participar do encontro presencial em qualquer uma das capitais brasileiras.
A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório em todas as capitais brasileiras.

1. Realize seu cadastro. Clique aqui para se cadastrar.

2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;

3. Envie os seguintes documentos:

  1. 2 fotos 3x4;
  2. Cópia autenticada de RG e CPF;
  3. Comprovante de residência recente em nome do participante;
  4. Cópia autenticada frente e verso do diploma de graduação;
  5. Requerimento de matrícula/termo de adesão assinados com firma reconhecida.

Observações: Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação.

Parcelado em:

2 x R$ 1.867,50

3 x R$ 1.245,00

4 x R$ 933,75

5 x R$ 747,00

6 x R$ 622,50

7 x R$ 533,57

8 x R$ 466,87

9 x R$ 415,00

10 x R$ 373,50

11 x R$ 339,54

12 x R$ 311,25

13 x R$ 287,30

14 x R$ 266,78

15 x R$ 249,00


Ou parcela única:

De R$ 3.735,00 por R$ 3.361,50


*5% de desconto para pagamento até o dia 10 de cada mês no boleto bancário ou na opção por pagamento via cartão de crédito.

* Obs.: a geração de boleto somente ocorre após o recebimentos e conferência dos documentos.

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  • 31
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  • 10
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  • 210
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  • 1000
    colaboradores indiretos
  • 65
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