PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA AUTORIZADA PELO MEC

matrículas
R$ 0,00
ver cursos

Pós-graduação em Gestão Escolar - especialização lato sensu

Descrição

O profissional especializado em Gestão Escolar poderá atuar nas escolas que oferecem educação básica na rede pública de ensino como também nas escolas particulares e espaços não formais de educação como associações, órgãos não governamentais, empresas, dentre outros.


Turmas disponíveis:

Carga horária: 420 horas

Duração: 15 meses


VALORES

Inscrição: de R$ 159,80 por R$ 0,00

Mensalidade: 15 x R$ 208,42 ou de R$ 3126,32por R$ 2813,69 à vista

Pague suas mensalidades até dia 10 de cada mês e garanta 5% de desconto.

Informe seus dados:

Promoção

Conteúdo

Sistema Avaliativo

Metodologia

Público Alvo

Instituição

Corpo Docente

Encontro Presencial

Matrícula

Investimento

Receba o conteúdo por e-mail

Informe seus dados e receba este conteúdo programático em seu e-mail:

Disciplinas C/H Conteúdo programático
Fundamentos Teóricos e Práticos da Gestão Escolar 40 Fundamentos teóricos, metodológicos e práticos da gestão
A escola como espaço de gestão democrática e participativa
Ética e educação: relações interpessoais no trabalho e liderança
Modelos de gestão no contexto escolar
Avaliação institucional
Gestão de pessoas no ambiente escolar
Gestão financeira e patrimonial da instituição educativa
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Fundamentos Legais da Educação 40 Relação política e legislação
Constituições
Leis
LDB
Diretrizes Nacionais EI, EF, EM
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Fundamentos da Educação Especial 40 Direito à Diversidade
Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão
Política Nacional de Educação Inclusiva
Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico
Identificação de necessidades educacionais especiais
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Gestão de Pessoas em Organizações Públicas 40 Princípios de gestão de pessoas
O servidor público e suas particularidades
Recrutamento e seleção em organizações públicas
Regime estatutário e regime contratual
Plano de cargos, carreira e remuneração por competências
Sistema de informação de gestão de pessoas
Gestão de equipes
Comportamento humano nas organizações
Poder e cultura nas organizações públicas
Gestão de conflitos e negociação
Ética
Liderança e motivação de pessoas
Aprendizagem organizacional
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Introdução à Educação a Distância 40 As Tecnologias e o Cotidiano
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologia em diferentes contextos
Definições de Educação a Distância
Breve Histórico da EAD
Nova Modalidade de Ensino
Modelos de EAD para o Ensino Superior
Desafios para professores e alunos
Novas formas de interação
O papel do professor
O papel do aluno
Papel dos tutores
Colaboração e propostas de comunidades virtuais
Informática na educação para todos ou para alguns
Democratização da informática
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Metodologia do Ensino Superior 40 A docência no ensino superior
Educação. Didática. Metodologia
A LDB, o ensino superior e suas finalidades
O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
As implicações políticas do ato de planejar
 Elementos constitutivos de um plano
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Métodos e Técnicas de Pesquisa 40 Os caminhos da Pesquisa Científica
 Processo de produção do conhecimento
 Pesquisa Científica
 Princípios da Pesquisa Científica
 Principais Modalidades de Pesquisa
 Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
 Técnicas para coleta de dados e informações
 Projeto de Pesquisa
 Conceituação
 A escolha do tema
 A estrutura do projeto de pesquisa
 Orientações e Normatizações para Redação de Textos
 Forma de apresentação gráfica do artigo científico
 As normas da ABNT, NBR 10520/2002
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Organização Pedagógica da Escola: Currículo, Planejamento e Avaliação 40 PPP (normatização do PPP- Regimento Escolar), Currículo, PDE
O planejamento - definição, como organizá-lo; planos de ensino; projeto; avaliação externa (Prova Brasil, IDEB, ENEM)
Avaliação da aprendizagem
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Políticas Públicas de Educação 40 Sociedade, Estado e Educação
Políticas públicas de educação
Perspectivas e tendências contemporâneas das políticas educacionais expressas na legislação de ensino e nos projetos educacionais
Políticas inclusivas, diretrizes e práticas excludentes
Desafios e Perspectivas
Disciplinas C/H Conteúdo programático
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 60 Elaboração do trabalho de conclusão de curso

* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

O sistema avaliativo é composto por:


  • Atividades: atividades avaliativas em grupo ou individualmente realizadas no decorrer de cada módulo. São divididas em: Análise/estruturação de artigos científicos. Estudo de casos clínicos e Avaliação modular.
  • Participação: desempenho nas atividades em fóruns e discussões.
  • Prova Online*: realizada a cada final de módulo no ambiente virtual de aprendizagem.
  • Prova Final: prova presencial versando sobre todo o conteúdo do curso.
  • Trabalho de Conclusão de Curso: produção e apresentação de um ARTIGO CIENTÍFICO, conforme normas específicas do curso.


* As questões da prova online são aleatórias.

* Será considerado aprovado, tanto nos módulos como no curso de pós-graduação lato sensu, o pós-graduando que obtiver nota mínima de 7,0.

* O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso como modelo abaixo.

A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação adota um modelo de tutoria ativa, em que os professores têm competência conceitual, pedagógica e metodológica para acompanharem o estudante ao longo de todo o curso, motivando-o a participar e a interagir com o grupo por meio das ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente virtual (barra lateral direita). Os tutores acompanham de maneira ativa os pós-graduandos, por meio da assistência diária e em clima de cordialidade, respeito e de problematização dialógica. Assim, os pós-graduandos sentem-se mais seguros, com a certeza de que podem contar com professores-tutores para o esclarecimento de dúvidas, aprofundamento de questões e para a construção de conhecimentos. Durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, os pós-graduandos contam com o acompanhamento constante de um professor-orientador.
Profissionais da área de educação e afins (professores, gestores, supervisores, coordenadores, orientadores, dentre outros), da rede pública ou instituição privada, que atuam ou desejam se preparar para atuar na gestão das escolas públicas ou privadas, bem como em instituições educativas não formais.
Logo UCDB

Universidade Católica Dom Bosco. Portaria MEC n.º 1547, de 27 de outubro de 1993 (Publicação DOU em 28/10/93).

A Universidade Católica Dom Bosco está credenciada, pela Portaria Ministerial nº 550, de 25 de fevereiro de 2005, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.

Os cursos de especialização oferecidos por Universidades não constam de "reconhecimento" junto ao MEC, porque não existe reconhecimento para curso de especialização.

O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.

Mais informações podem ser encontradas no site no MEC, em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13070:os-cursos-de-pos-graduacao-lato-sensu-precisam-ser-autorizados-e-reconhecidos-pelo-mec&catid=127:educacao-superior

O corpo docente é composto por:


  • Tutores de Interação: Responsáveis pelas dúvidas técnicas e gerais dos alunos.
  • Tutores Colaboradores: Convidados que colaboram na produção e atividades do curso.
  • Tutores Conteudistas: Responsáveis pela elaboração do material didático escrito do curso.
  • Tutores Orientadores: Disponíveis para orientação da elaboração de trabalho de conclusão de curso.
  • Tutores Titulares: Responsáveis pelas disciplinas, respondendo às dúvidas específicas encaminhadas pelos tutores de interação.


Verifique abaixo os tutores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:


Nome Currículo Coordenador Interação Colaborador Conteudista Orientador Titular
Ma. Blanca Martin Salvago Curriculo Lattes Conteudista Orientador Titular
Dr. José Manfroi Curriculo Lattes Conteudista Titular
Dra. Maria Cristina L. Paniago Lopes Curriculo Lattes Colaborador Conteudista Orientador
Ma. Maria Luiza Arruda Almeida Serra Curriculo Lattes Coordenador Conteudista Orientador Titular
Esp. Tânia Maria Filiú de Souza Curriculo Lattes Conteudista Orientador Titular
Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.
Os pós-graduandos podem optar por participar do encontro presencial em qualquer uma das capitais brasileiras.
A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório em todas as capitais brasileiras.

1. Realize seu cadastro. Clique aqui para se cadastrar.

2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;

3. Envie os seguintes documentos:

  1. 2 fotos 3x4;
  2. Cópia autenticada de RG e CPF;
  3. Comprovante de residência recente em nome do participante;
  4. Cópia autenticada frente e verso do diploma de graduação;
  5. Requerimento de matrícula/termo de adesão assinados com firma reconhecida.

Observações: Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação.

Parcelado em:

2 x R$ 1.563,16

3 x R$ 1.042,10

4 x R$ 781,58

5 x R$ 625,26

6 x R$ 521,05

7 x R$ 446,61

8 x R$ 390,79

9 x R$ 347,36

10 x R$ 312,63

11 x R$ 284,21

12 x R$ 260,52

13 x R$ 240,10

14 x R$ 223,30

15 x R$ 208,42


Ou parcela única:

De R$ 3.126,32 por R$ 2.813,69


* 5% de desconto para pagamento até o dia 10 de cada mês no boleto bancário ou na opção por pagamento via cartão de crédito.

* Obs.: a geração de boleto somente ocorre após o recebimentos e conferência dos documentos.

Ao adquirir este produto, você aceita o Termo de Uso do Portal Educação.


Ofereça esse e outros cursos para seus colaboradores: Cursos para Empresas.

Números do portal educação

  • 1.213.652
    matrículas em cursos
  • 96,17%
    de índice de satisfação
  • 98%
    indicariam os cursos a amigos
  • 92%
    acham o material bom/ótimo
  • 33
    áreas de conhecimento
  • 31
    prêmios e conquistas
  • 10
    canais de atendimento
  • 210
    colaboradores diretos
  • 1000
    colaboradores indiretos
  • 65
    países alcançados