(1)
(20)
24 de junho de 2010
Formação e atuação de tutores em cursos a distância via internet: a experiência da parceria SEBRAE/IEA.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de Tutores; Educação à Distância; E-learnirg; Tutoria.
O artigo Formação e atuação de tutores em cursos a distância Via internet: a experiência da parceria SEBRAE/IEA das autoras Rita de Cássia Guarezi,Sonia I. Grudtner e Márcia M. Mattos disponível em http://aveb.univap.br/opencms/opencms/sites/ve2007neo/pt-BR/imagens/27-06-07/Cognitivas/trabalho_87_ritag_anais.pdf objetiva discutir como o tutor age diante do universo de possibilidades apresentadas em ambientes virtuais de aprendizagem, uma vez que trabalha com estudantes separados no tempo e no espaço e com expectativas, dificuldades e anseios tão variados.
É fato que acompanhar o percurso do estudante significa: saber como ele estuda, que dificuldades apresenta, quando busca orientação, como se relaciona com os demais alunos para estudar, se consulta bibliografias de apoio, se realiza as tarefas e exercícios propostos, se é capaz de relacionar teoria/prática. Também é claro que o
acompanhamento ao estudante à distância é essencial, é a base, é a sustentação de
qualquer ação de apoio, orientação e atendimento, pois é a única forma que a instituição tem para conhecer as reais necessidades de seus estudantes.
Todavia, este artigo quer mostrar que saber tudo isso não significa garantir eficiência e eficácia na ação da tutoria. Alguns fatores são primordiais para que a tutoria consiga, efetivamente, realizar as ações adequadas ao processo ensino-aprendizagem à distância. Entre estes fatores está a formação para a tutoria de cursos à distância.
Partindo deste contexto este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a ação da tutoria em cursos à distância, bem como, uma proposta de formação, metodologia e recursos tecnológicos utilizados para acompanhar, orientar e apoiar de forma sistemática, permanente e pró-ativa a formação permanente dos tutores de um dos cursos e-learning do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Esta experiência é fruto de uma parceria entre o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o IEA (Instituto de Estudos Avançados). O serviço de
tutoria iniciou em 2001 e até o momento já atendeu mais de 220.000 estudantes de
diferentes níveis de formação.
Referência
Guarezi, R; Grudtner, S; Mattos, M. Formação e atuação de tutores em cursos a distância via internet: a experiência da parceria SEBRAE/IEA. Disponível em http://aveb.univap.br/opencms/opencms/sites/ve2007neo/pt-BR/imagens/27-06-07/Cognitivas/trabalho_87_ritag_anais.pdf. acesso em 11/06/2010.
Comentários
(1)
(20)