Mais de 800 cursos online com certificado em diversas áreas

esqueci minha senha
Sala de aula
Confira o regulamento Promoção do Mês

Artigos de Pedagogia


Aquisição da Escrita


28 de abril de 2010


definir tamanho aA aA


 

A escrita está presente em todas as situações do nosso cotidiano. Desde pequeno as crianças lidam com a escrita em livros de histórias infantis ilustradas, nas propagandas pelas ruas, na televisão, revistas em quadrinhos. A descoberta desses significados torna-se um desafio.

A escola é o grande desafio para as crianças. Aprender a escrever pode parecer simples, mas é algo complexo e muito esperado por todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem: os alunos, os professores e os pais em casa. Definimos a escrita como sendo a representação gráfica com significados.

Passando por várias etapas a criança começa a traçar os primeiros rabiscos significativos. Para ela, cada traço ou desenho tem uma longa história, onde a fantasia está presente. Seu papel nesta fase é muito importante, pois será a produção do seu conhecimento que se formará e determinará seu futuro de escritor.

Na escola todo conhecimento adquirido passa pela escrita, desde o planejamento do professor até a avaliação de conteúdos realizada pelos alunos.

Na era da tecnologia a escrita vem deixando o papel de lado e tomando forma digital. Não deixaremos de utilizá-la jamais. A escrita é a forma de comunicação mais antiga e será eterna. Não haverá operador de sistema que trabalhe sem o conhecimento da escrita e sua utilização em todas as suas formas.

Acesse http://www.webartigos.com/articles/28909/1/PRESSUPOSTOS-DE-EMILIA-FERREIRO-NA-PRATICA-ESCOLAR-DA-AQUISICAO-DA-ESCRITA/pagina1.html e leia o artigo na íntegra de Emília Ferreiro.

Some Rights Reserved

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários



artigos de Pedagogia
Top 10 Notícias

Voltar para Pedagogia

Escolha sua área do conhecimento