Receba as principais notícias da sua área
Você passará a receber as 10 principais notícias mais lidas e comentadas da semana. Atualize-se em sua área!
Conheça a política de privacidade »
(1)
(8)
(10)
(6)
(11)
31 de março de 2010
PEDAGOGIA
A pedagogia trata o educador como facilitador. Sua atuação tem por objetivo ajudar o aluno a construir o próprio conhecimento.
Vivemos em uma sociedade inovadora e a todo instante temos que nos preparar para lidar com elas. No campo profissional não é diferente e passa a exigir profissionais criativos e dinâmicos. Na educação também a inovação chegou e passa a ser uma constante. E diante dessas transformações, a escola precisa acompanhar e tornar-se aliada dessas inovações. Responsável em transmitir conhecimentos encontra na pedagogia o caminho para realizar esta tarefa com sucesso, adotando formas de trabalhos variadas, dinâmicas, e a finalidade de preparar alunos críticos, reflexivos e participantes na sociedade em que está inserido, sendo capaz de construir seu próprio conhecimento.
É sabido que a educação sozinha não leva a mudanças e uma mudança não é possível sem educação. Para Libâneo, 1985, p.97:
“Educar (em latim, é ducare) é conduzir de um estado a outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação. O ato pedagógico pode, então ser definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tanto ao nível intrapessoal, quanto ao nível da influência do meio, interação essa que se configura numa ação exercida sobre sujeitos ou grupos de sujeitos visando provocar neles mudanças tão eficazes que os torne elementos ativos desta própria ação exercida”.
A pedagogia permite aos profissionais repensarem suas atuações. Conteúdos prontos e construído anos atrás, onde a rispidez entre o professor e o aluno era grande, dificultava ao aluno a construção de conhecimentos comprometendo as atitudes futuras.
Hoje não se concebe a escola aplicar saberes prontos, acabados. O aluno como agente principal do processo ensino-aprendizagem, frequenta a escola com objetivo de se preparar para viver numa sociedade inovadora, moderna e em crescente desenvolvimento. Aliado a mídias eletrônicas, tem uma ferramenta que a permite interagir num mundo sem fronteiras, indo do erro a aprendizagem.
A pedagogia aplicada hoje permite a todos os alunos, em todos os lugares do país, a certeza de sonhar com um futuro melhor.
Comentários
Receba as principais notícias da sua área
Você passará a receber as 10 principais notícias mais lidas e comentadas da semana. Atualize-se em sua área!
Conheça a política de privacidade »
(1)
(8)
(10)
(6)
(11)