CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Linguagem oral

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 30 de março de 2010

Tamanho do texto: A A

 

LINGUAGEM ORAL

 

 

A linguagem oral é uma atividade livre e se inicia desde os primeiros meses, quando o bebê emite sons, evidenciando a comunicação entre os que estão próximos. Aos poucos esses balbucios vão tornando palavras, frases e a criança se comunica, definitivamente com o mundo ao seu redor.

 

A Linguagem oral é determinante na escola, pois toda a produção do conhecimento parte dessa linguagem. O professor durante a aula usa a expressão oral a todo o momento: quando explica a atividade, tira dúvidas, corrige etc... O aluno, por sua vez questiona, retruca, brinca, briga... Este exercício acontece através da linguagem.

 

A aquisição da linguagem é um fator determinante para o desenvolvimento da escrita, pois já é possível associar casos de crianças com problemas fonoaudiológicos indicando que a desorganização fonológica pode persistir interferindo na linguagem escrita.

 

Hécaen e Angelergues definem a linguagem como “instrumento de comunicação e elaboração do pensamento adquirida num sistema arbitrário de sinais que representa a língua”. Ao realizarmos a fala produzimos sons articulados aos significados que permitem a comunicação.

Muitas crianças tem como hábito  o uso prolongado da mamadeira e chupeta. Este hábito pode ser prejudicial, pois pode alterar o crescimento ósseo da boca, irregularidades na arcada dentária, alterações respiratórias e dificuldades na fala. Porém, mesmo sabendo sobre essas conseqüências ainda é comum crianças usarem estes objetos por tempos.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.