CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Educação Sexual na Escola

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 19 de março de 2010

Tamanho do texto: A A

 

EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA

 

 

A ed. Sexual na escola é um assunto que  permite reflexões. A sexualidade é  expressada pelo toque das mãos, nas manifestações de carinho, no abraço, num gesto ou numa simples palavra.  

A sexualidade é inerente ao ser humano. Manifesta-se a partir do nascimento, quando a criança sente o cheiro da mãe, o seu toque e o seu carinho. E se constrói em cada fase da nossa vida, quando percebemos que esses momentos nos permitem sentir prazer.  Essa característica de a sexualidade ser construída socialmente envolve a todos, aos pais e aos educadores. É necessário abordar a participação da família e suas contribuições na educação, pois o elo ente pais e filhos é grande  e a responsabilidade torna-se maior.

 Família que convive naturalmente com a sexualidade, transmite aos filhos informações baseados em ensinamentos e valores que consideram, trazendo confiança e formando cidadãos seguros e conscientes. Há famílias que ignoram a sexualidade tratando-a com indiferença, omitindo aos filhos informações necessárias e transmitidas com segurança, fazendo com que jovens sem informações de casa, procurem orientações com amigos.

Na escola, por determinação do Ministério da Educação e Cultura, em seus Parâmetros Curriculares Nacionais, informações sobre a educação sexual pertencem ao currículo desde as séries iniciais, quando estudamos o corpo humano. E nas séries seguintes, estudam como acontecem as mudanças em todas as fases da vida humana. Tem por objetivo garantir informações necessárias ao bom convívio, além de permitir a troca de informações. Não se pode deixar de citar que são abordados conteúdos sobre as doenças sexualmente transmissíveis, além de esclarecer sobre drogas e a gravidez na adolescência e seus riscos quando precoce. Ao tornarmos  adulto, a sexualidade atinge também a forma adulta, madura e com valores diferentes dos adquiridos na infância.

No dia a dia a sexualidade está presente em todas as situações. A televisão nos mostra em qualquer horário, situação envolvendo a sexualidade, nas novelas, filmes e seriados. Cabe a cada um perceber os seus valores e atribuir  o  quanto se pode  envolver  nesse assunto.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.