artigo

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009 - 15:45

Tamanho do texto: A A

Planejamento de ensino

por: Colunista Portal - Educação

O planejamento é a organização do trabalho; é de grande importância em diversas situações, mas é na escola que ele se apresenta em destaque constituindo a peça mais importante do processo ensino aprendizagem.

Nas atribuições do professor o planejamento está presente em todos os momentos, desde a preparação da aula, da prova, lista de exercícios, seleção de conteúdos. É no planejamento que está a proposta de trabalho para um período de estudo que pode ser de curto prazo ou longo prazo. Nele constam os objetivos traçados para o ano, os conteúdos relacionados, a maneira de como o professor irá desenvolver seu trabalho e ao final do período, não se pode deixar de ser realizada a avaliação do planejamento.

Um trabalho planejado trás benefícios que contribuem para a eficácia do processo ensino aprendizagem. Deve ser seguido regularmente e está sujeito a modificações sempre que for necessário.

Também o planejamento está presente em todas as situações e trás benefícios para quem se utiliza dele. Tem como vantagem a organização e previsão do trabalho.
Um trabalho planejado realizado com qualidade e seriedade terá seus objetivos alcançados.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia