CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

As viagens que a leitura proporciona

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 9 de março de 2009

Tamanho do texto: A A

A leitura amplia os horizontes e é capaz de nos transportar para outros locais e outras épocas. É através dela que mergulhamos em um mundo de significados desconhecidos, o meio que nos proporciona descobrir sobre culturas diferentes e que nos mostra o verdadeiro poder da informação. Talvez muitos não tenham se dado conta da importância da leitura, mas é ela que nos desperta o imaginário, a criatividade e, principalmente, desenvolve o senso crítico.
Ler é um processo complexo, pois envolve a interação com outros indivíduos através das palavras. A importância da leitura não está, então, somente no ato de decodificar símbolos, mas pelo seu importante papel de construir sujeitos capazes de compreender o mundo e nele atuar enquanto cidadãos.
Trata-se de uma prática prazerosa para uns e um grande desafio para outros. Saber a importância que tem a leitura é uma questão de criar hábitos e até de aprender o real significado de ler, ou seja, desenvolver através dela a capacidade de análise, síntese e crítica. Portanto o mais importante não é a quantidade que se lê, mas de como você aproveita a informação escrita.
E é na escola que o professor deve trabalhar a importância da leitura, já que os primeiros anos escolares são os mais favoráveis para incentivar a prática nos alunos. O educador tem então um papel muito relevante, porque pode estimular o senso crítico, o raciocínio e a criatividade das crianças, destacando os prazeres e as descobertas que a leitura proporciona. Nessa fase a leitura proporciona ainda o enriquecimento do vocabulário e o aprimoramento da grafia e da dicção.

Portal Educação

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.