artigo

segunda-feira, 4 de agosto de 2008 - 18:24

Tamanho do texto: A A

Avaliação Física Escolar

por: Colunista Portal - Educação

Na área de avaliação do crescimento e desenvolvimento motor do escolar é de fundamental importância a Avaliação Física Escolar destinado à faixa etária dos 07 a 18 anos, onde o professor de Educação Física através da aplicação de uma bateria de testes, obtém um conjunto de informações sobre parâmetros ligados à saúde dos alunos, acompanhando a evolução dos mesmos no decorrer do processo, períodos de treinamento, estimulando qualidades, alertando alunos e pais da importância da atividade física. Os projetos têm se desenvolvido na linha da inter disciplinaridade reunindo os professores de Educação Física, Ciências e Matemática.

Esta avaliação tem como objetivo acompanhar o crescimento, desenvolvimento motor e evolução dos alunos durante todo o processo escolar (dos 7 aos 18 anos) fornecendo informações detalhadas sobre padrões de saúde, desenvolvimento do aluno e orientação esportiva; realizar projetos interdisciplinares ( Ciências da natureza - Biologia, Física, Química; Ciências Exatas - Matemática e Desenho), que conduzam o aluno a bons hábitos de saúde assim como, relacionar as diversas ciências á prática desportiva. A Avaliação Física é uma investigação do estado físico do discente.
Para tal investigação, se faz necessária a coleta dos seguintes dados:

ANAMNESE CLÍNICA: Consiste em um levantamento histórico clínico do aluno para que tais informações auxiliem na execução das atividades físicas.
MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS: Medidas de perímetros; * Dobras cutâneas; * Peso Corporal; * Estatura e comprimento de tronco.
TESTE DE FLEXIBILIDADE: Serão aplicados testes de abertura antero-posterior de membros inferiores e flexibilidade de tronco.
TESTES MUSCULARES: É composto por dois testes: Flexão de braços; Abdominais.
AVALIAÇÃO POSTURAL: É um exame que, com auxilio do simetrógrafo, permitirá uma avaliação de problemas estruturais, como de postura (coluna) e ortopédicos que, influenciaram na desenvoltura do aluno na prática de atividades da vida diária e física.
PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS: Consiste em orientar nutricionalmente e fisicamente o aluno mediante suas condições, necessidades e objetivos. Neste momento, o aluno terá uma atenção especial e ainda mais individualizada.
REAVALIAÇÃO: Consiste em acompanhar a evolução do aluno em reavaliações pré-determinadas. Equipe multidisciplinar: A equipe consistirá de Educadores Físicos e Fisioterapeutas Especialistas nos itens acima para uma melhor execução do trabalho.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – Avaliação consiste em uma equipe composta por Educadores Físicos e Fisioterapeutas Especializados nos itens relacionados acima.

Portal Educação

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia