CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Atividades para crianças: Pintura

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Tamanho do texto: A A

O  desenho e a pintura são importantes ferramentas para desenvolver nas crianças
O desenho e a pintura são importantes ferramentas para desenvolver nas crianças
O desenho e a pintura são importantes ferramentas para desenvolver nas crianças além de habilidades motoras, a criatividade e a capacidade de se expressar através de cores, formas, tamanhos, símbolos. Por isso é importante que tanto os pais quanto os professores estimulem suas crianças a sempre pintar utilizando diversas atividades e técnicas.

Veja agora algumas formas divertidas de se pintar, usando materiais simples como folhas em branco, tintas de cores de cores variadas, pincéis e outros materiais que serão descritos nas atividades.

Pintura espelhada

Como fazer: Pinte com cola colorida ou tinta guache, dobre a folha ao meio e abra novamente. Você verá que a pintura ficará igual dos dois lados da folha.

Pintura com papel crepom
Como fazer: Corte em pedaços o rolo de papel crepom de preferencia de cores fortes, umedeça na água e pressione na folha branca.

Barbante com tinta

Como fazer: Mergulhe um pedaço médio de barbante na tinta guache e depois coloque na folha branca. Espere um pouquinho e tire o barbante.

Pintura espelhada

Como fazer: Pinte com cola colorida ou tinta guache, dobre a folha ao meio e abra novamente. Você verá que a pintura ficará igual dos dois lados da folha.

Pintura esponjada

Como fazer: Recorte uma esponja em pedaços, do tamanho que desejar, umedeça na tinta guache e pressione sobre o papel. Repita a atividade até formar a pintura que deseja.

Pintura com cotonete

Como fazer: Utilize cotonetes ao invés de pincéis. Molhe a ponta do cotonete na tinta e divirta-se.

Pintura com palito de picolé

Como fazer: Pegue uma folha colorida, cubra-a com guache de uma cor diferente e depois faça um belo desenho com o palito de picolé. Você verá que a cor do papel aparecerá onde você passou o palito de picolé.

Pintura secreta

Como fazer: Desenhe com giz de cera branco ou vela na folha branca e depois passe tinta guache com uma cor forte por cima. O desenho secreto aparecerá na pintura.

Pintura com fita crepe

Como fazer: Cole pedaços de fita crepe espalhados na folha, pinte com guache nos espaços em que sobraram da folha, deixe secar e depois retire as fitas do papel.

Pintura com carimbos de legumes

Como fazer: Legumes como batatas, cenouras e beterrabas também podem ser instrumentos de arte. Corte-os na forma que quiser (carinha feliz, estrela, coração e etc), mergulhe na tinta e carimbe as folhas.

Pintura com bolinha de gude

Como fazer: Pegue uma forma de bolo retangular, coloque uma folha branca dentro, pingue tintas coloridas, coloque bolinhas de gudes por cima e mexa a forma devagar de forma que as bolinhas se movam sobre a folha e a tinta. Depois que pintar a folha, retire-a da forma, deixe-a e secar e exponha sua linda arte.

Pintura espirrada

Como fazer: Molhe uma bolinha de tênis na tinta e jogue em um papel grande posicionado no chão.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.