artigo

segunda-feira, 11 de novembro de 2013 - 14:37

Tamanho do texto: A A

O que são métodos, técnicas e didática de ensino?

por: Colunista Portal - Educação

A didática é também uma ciência, que estuda os métodos de ensino
A didática é também uma ciência, que estuda os métodos de ensino
É a maneira pela qual o professor, ou o instrutor de ensino utiliza para ensinar aos seus alunos. Ex.: Um professor que se utiliza de grãos de feijão para ensinar os seus alunos as operações matemáticas, está fazendo uso da didática, que é uma técnica de ensino.


A didática é também uma ciência, que estuda os métodos e técnicas de ensino. É o mesmo que ouvirmos dizer que “Aquele professor não tem didática!”, ou seja, estão dizendo que, aquele professor não sabe ensinar de maneira que seus alunos entendam, portanto, este professor, não tem didática.


Para que se concretizem as mudanças desejadas pelos princípios da educação de adultos é necessário compreender à sua origem.


A Educação de Adultos, da qual falamos se insere no campo da Pedagogia, e compreende o estudo das técnicas, métodos e didáticas de ensino a um público específico, os adultos.


Considera-se adulto, nesse contexto de ensino e aprendizagem, o indivíduo histórico, que acumula saberes e experiências de vida, e com idade superior a dezoito (18) anos, que seja responsável por seus atos e que detenha capacidade de aprendizagem.


A Andragogia vem estudando nas últimas décadas, como facilitar e mediar o ensino e a aprendizagem deste indivíduo adulto, que é histórico e cultural, ou seja, carrega consigo experiências de sua vida, saberes culturais e vive em sociedade.



APLICABILIDADE

A Educação de Adultos, também inclui a Educação Superior, uma vez que essa é formada – especificamente por adultos que já concluíram o ensino médio regular. Assim como inclui adultos que não tiveram a escolaridade adequada na idade certa, e quando adultos buscam a escola para dar continuidade aos estudos ou iniciá-los.


Nessas duas condições, há grandes desafios para os educadores no que se refere a conduzir a educação de pessoas adultas, de qualquer classe social.


Falemos das Conferências Internacionais sobre Educação de Adultos (CONFITEAs) que vêm sendo realizadas desde meados da década de 60, em países diferentes e têm o propósito de conduzir um documento que trouxesse a discussão dos problemas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


A primeira destas Conferências aconteceu na Dinamarca em 1949, a qual discutiu as especificidades e funcionalidade da Educação de Adultos, sendo essa uma Educação aberta, sem pré-requisitos, métodos e técnicas apropriados, auxílio permanente, desenvolvida no espírito de tolerância, paz e entendimento, e a aproximar os povos e culturas.


Outras Conferências sucederam-se:

• A segunda aconteceu no Canadá – 1960;

• A terceira em 1972 no Japão;

• A quarta em 1985 na França;

• A quinta em 1997 na Alemanha;

• E a sexta no Brasil, em 2009.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!