artigo

terça-feira, 10 de setembro de 2013 - 10:15

Tamanho do texto: A A

Educação Religiosa: Atividades

por: Colunista Portal - Educação

A educação religiosa amplia o conhecimento
A educação religiosa amplia o conhecimento
A Educação Religiosa, que passou a ser lecionado pelo artigo 33 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), é uma área do conhecimento que estuda tradições e culturas de diferentes denominações religiosas, e permite que o aluno tenha conhecimentos e reflita sobre os diversos temas abordados.

No nosso país, segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o Ensino religioso deveria ser facultativo ao aluno. Porém, segundo um questionário feito pelo Ministério da Educação na Prova Brasil 2011, indica que cerca de 51% das escolas realizam orações, e segundo 49% dos diretores, disseram que é uma disciplina obrigatória.

Contudo o Ensino Religioso não tem objetivo de influenciar os alunos a irem para determinada religião. Nele, é realizado um estudo sobre as diversas religiões existentes no Brasil, seus diferentes costumes, culturas, e etc.


Atividades realizadas na Educação Religiosa

São inúmeras as atividades que podem ser trabalhadas com os alunos. Atividades simples como: fotos da arca de Noé, e a missão do aluno é escrever quais animais embarcaram; Palavras cruzadas como as “Cruzadas da Ressurreição”; Atividades de ligue os pontos formando no final um desenho bíblico; Perguntas como: “Quais os 10 mandamentos da bíblia”; entre outras.

Estão inclusas nessas atividades, histórias da bíblia, fazendo com que o educando aprenda de uma maneira fácil e divertida, até porque a linguagem da bíblia é um pouco complicada. O fácil entendimento ficará a cargo da forma de lecionar do professor, e da criatividade para formar perguntas simples, mas que despertem o interesse do aluno em buscar e aprender.

Apesar de alguns alunos encararem como uma “matéria chata”, e mesmo muita gente tendo preconceito, o ensino religioso querendo ou não amplia o conhecimento, e ensina ao aluno valores importantes, como: caráter, honestidade, amor, e todas as outras coisas boas e sinceras da vida.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia