CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Sociologia no Ensino Fundamental

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 18 de junho de 2013

Tamanho do texto: A A

Múltiplas indagações podem ser avaliadas na disciplina
Múltiplas indagações podem ser avaliadas na disciplina
O que é Sociologia?

A Sociologia é uma divisão das ciências humanas que delineia um estudo da conduta humana em consequência das ligações que todos os sujeitos possuem em agregações, alianças e instituições.

O indivíduo na sua singularidade é analisado pela Psicologia, contudo a Sociologia tem como tarefa o estudo dos acontecimentos sociais, tentando esclarecer e ponderar os seres humanos em suas relações e compreender assim as diferentes civilizações e sociedade como um dos componentes da sociologia.

Por que a Sociologia é importante?


O ensino da Sociologia é obrigatório para o Ensino Médio desde 2008. Porém, segundo alguns especialistas na área são de grande importância que ela seja instruída a partir do Ensino Fundamental e também para crianças.

Múltiplas indagações podem ser avaliadas na disciplina, como por exemplo, porque as pessoas ponderam e atuam de forma tão diferente uma das outras? Porque têm pessoas tão ricas, sendo que existem ainda, pessoas que não têm nem onde viver?

A Sociologia tem como objetivo responder estas e outro assuntos e ensinar que as interações sociais possuem um funcionamento. Diferentemente da Filosofia que analisa as ideias e o conhecimento e a Psicologia que observa a pessoa, a Sociologia visa buscar e apontar na sua dinâmica, contradições e regularidades no processo que existe no campo social como um aglomerado.

Por que é importante a instrução da Sociologia para crianças e adolescentes?

A criança precisa ampliar o espírito de colaboração, responsabilidade e o cuidado com o mundo de uma forma consciente. Com a Sociologia a criança aprende a acostumar-se em grupo e desenvolve senso de responsabilidade pelo espaço e pelas demais crianças. Além da capacidade de compreender a importância das regras na sociedade. Dessa forma a criança vai desde cedo a aprender a ser uma cidadã, pois ela já irá começar a perceber todas as engrenagens existentes na sociedade.

A adolescência é um momento de modificações psicológicas e físicas, onde começam a aparecer muitos questionamentos e alguns conflitos. Quando se entende a dinâmica da sociedade e sua seriedade enquanto indivíduo, fica mais fácil se encontrar no meio e ajustar-se a ele. Além do mais a sociologia permite ao adolescente medir a sua liberdade de atuação na sociedade bem como compreender sua importância e obrigação de viver e colaborar com as demais pessoas.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.