CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

A redação dissertativa para vestibular e Enem

Artigo por Lucas de Guimarães Bais Martins - sexta-feira, 10 de maio de 2013

Tamanho do texto: A A

Os três parágrafos de desenvolvimento são ideias e argumentos
Os três parágrafos de desenvolvimento são ideias e argumentos
As redações dissertativas pedidas em Enem e vestibulares por todo o Brasil tem uma lógica a ser seguida. Por definição do “dicionário online de português” dissertação é: “Discurso, exposição ou exame minucioso de determinado assunto”. Sendo assim a característica básica da redação dissertativa a defesa de uma tese e a explicação dela por meio de argumentos.

A estrutura da redação dissertativa mais aceita é de 5 parágrafos com 5 ou 6 linhas, tenho seu texto de 25 a 30 linhas. Necessariamente, introdução, três parágrafos de desenvolvimento, e conclusão. Mas alguns exames no país tem um limite de 25 linhas, e nesse caso é aceito de 20 a 25 linhas, tendo o texto a necessidade de ser mais dinâmico e objetivo, com 4 parágrafos ou 5 curtos. Nesse caso, o candidato deve ser mais pontual em seus argumentos.

Na introdução a ideia a ser exposta pode ser um acontecimento, um problema, uma teoria que o autor da redação, ou o tema proposto revelem ou se posicionem. Nesse caso é interessante a originalidade, e a fuga de padrões e jargões. Atenção: deve-se necessariamente expor a tese ou problema a ser combatido pelo redator.

Os três parágrafos de desenvolvimento são ideias e argumentos. Valendo-se de fatos, citações de fontes lidas em revisas, jornais e outras publicações de relevância com o tema. A defesa dos argumentos deve ser concisa e possível, nada que fuja da realidade. Por exemplo: no assunto paz mundial citar que se todos se submetessem aos princípios imperialistas Norte-americanos, não teríamos guerra, mesmo sabendo que as divergências das culturas vão de encontro a qualquer principio imperialista, cada um com suas ideias. Ou então, dizer que a solução da fome da África é plantar em Marte e em 250 anos mandar todos para lá. Então, atenção e pés no chão.

A conclusão de uma redação dissertativa é a apresentação de solução para o problema, conclusão das ideias, ou meramente um pensamento final. Não é indicado repetir o que foi dito, e sim dar a liga final. Atenção: nos casos de redação dissertativo-argumentativa, que foi o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012), deve se apresentar a opinião do redator, e novamente nada fora dos padrões ou muito polêmico se não tiver boas argumentações pra sustentar sua opinião, por exemplo: defender chacinas, guerras, e atos terroristas, ou golpes de estado. (Novamente, a não ser que você tenha o argumento necessário para isso).

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Lucas de Guimarães Bais Martins

Acadêmico de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Estagiário de Assessoria de Comunicação do Portal Educação.