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quinta-feira, 18 de abril de 2013 - 14:29

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Papel do professor na educação de alunos com deficiência visual

por: Colunista Portal - Educação

O plano de ensino tem uma grande importância na adaptação do aluno
O plano de ensino tem uma grande importância na adaptação do aluno
As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte são modificações promovidas no currículo, pelo professor, de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais, no processo de ensino e aprendizagem na escola regular.

Estas adaptações são de responsabilidade do professor, que executa um plano de ações concretas em várias áreas e momentos da atuação docente, como, por exemplo, na promoção do acesso ao currículo, nos objetivos de ensino, no conteúdo ensinado, no método de ensino, no processo de avaliação, na temporalidade.

Na elaboração do Plano de Ensino o professor deve promover as adaptações que favorecerão a experiência produtiva da escolaridade para todos os seus alunos. Ao fazer isso, o professor deve estar aberto para a constatação da diversidade presente no seu grupo de alunos e para responder a ela no âmbito da sua ação pedagógica.

No seu planejamento o professor deverá considerar a diversidade e deve, portanto considerar:
• A organização do espaço e dos aspectos físicos da sala de aula; criar condições físicas, ambientais e materiais para a participação do aluno com necessidades especiais na sala de aula;

• A seleção, a adaptação e a utilização de equipamentos e mobiliários de forma a favorecer a aprendizagem de todos os alunos;

• O planejamento das estratégias de ensino que pretende adotar em função dos objetivos pedagógicos e consequentes conteúdos a serem abordados;

• A pluralidade metodológica tanto para o ensino como para a avaliação; e a flexibilização da temporalidade.

Além destes aspectos o professor deve favorecer os melhores níveis de comunicação e de interação do aluno com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar; adotar sistemas alternativos de comunicação, para os alunos impedidos de comunicação oral, tanto no processo de ensino e aprendizagem como no processo de avaliação; favorecer a eliminação de sentimentos de inferioridade, de menos valia, ou de fracasso.

Uma das primeiras responsabilidades do professor, quanto à tarefa de garantir o acesso de todos os seus alunos ao conhecimento que lhe cabe socializar, é promover os ajustes na utilização do espaço.

Eles podem ser importantes para permitir que alunos, por exemplo, que apresentam dificuldades para se locomover ou que não possuem visão funcional, possam se deslocar sem maiores riscos pela sala de aula para buscar material no armário, para interagir com a professora, quando esta se encontra distante, ou para se reunir a colegas, para trabalho em grupo.


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