CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

As Teorias de Piaget

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 26 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

O alicerce da teoria de Piaget é o equilíbrio
O alicerce da teoria de Piaget é o equilíbrio
Jean Piaget: (1896-1980) nascido na Suíça, é o mais conhecido dos teóricos que defendem a visão interacionista de desenvolvimento. Formado em Biologia e Filosofia, dedicou-se a investigar cientificamente como se forma o conhecimento.

Ele propôs um estudo cuidadoso e aprofundado da criança e a maneira pela qual ela constrói as noções fundamentais de conhecimento lógico, tais como as de tempo, espaço, objeto, causalidade, etc. (o nascimento e a evolução do conhecimento humano). Além disso, procurou investigar os mecanismos pelos quais a lógica infantil se transforma em lógica adulta, partindo de uma concepção de desenvolvimento envolvendo um processo contínuo de trocas entre o organismo vivo e o meio ambiente.

O alicerce da teoria de Piaget é o equilíbrio. Segundo essa teoria, todo organismo vivo procura manter um estado de equilíbrio com seu meio. Para isso, ele procura superar os obstáculos que encontra em sua relação com o meio. É nesse processo de desequilíbrio e equilíbrio que ocorre o desenvolvimento cognitivo.

O aparecimento de uma nova possibilidade orgânica no indivíduo ou a mudança de alguma característica do meio ambiente, por mínima que seja, provoca a ruptura do estado de repouso, da harmonia entre o organismo e meio, causando um desequilíbrio.

Segundo Piaget, dois mecanismos são acionados para alcançar um novo estado de equilíbrio. A assimilação, que se refere às ações que o organismo desenvolve diante de uma situação tendo como base suas experiências anteriores.

A acomodação é a tentativa do organismo de restabelecer um equilíbrio com o meio a partir da situação vivida. Porém, ele precisa se modificar, se ajustar a essa situação nova, que se transforma em experiência. A assimilação e a acomodação são, portanto, processos distintos, mas que ocorrem simultaneamente.

Piaget definiu o desenvolvimento como sendo um processo de equilibrações sucessivas. Seu processo contínuo é caracterizado por diversas fases, etapas, ou períodos. Cada etapa define um momento de desenvolvimento ao longo do qual a criança constrói certas estruturas cognitivas.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.