CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Inteligência Concreta

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 12 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

A pessoa dotada da inteligencia espacial é criativa
A pessoa dotada da inteligencia espacial é criativa
A inteligência concreta, como o nome sugere, está ligada ao concreto, ao real. Para Gardner (ANO, p.):

Centrais à inteligência espacial estão as capacidades de perceber o mundo visual com precisão, efetuar transformações e modificações sobre as percepções iniciais e ser capaz de recriar aspectos da experiência visual, mesmo na ausência de estímulos físicos relevantes.

Esta inteligência demonstra a presença da criatividade que é combinação da habilidade, conhecimento prévio e atitudes na transformação daquilo que já existe para um novo. Ela atua quando inovamos a partir do óbvio com transformações inéditas. Está representada pela inteligência espacial e corporal cinestésica.

Inteligência espacial
A pessoa dotada desta inteligência tem facilidade em usar a criatividade. Tem grande sensibilidade e habilidade para desenvolver projetos criativos. É aquele tipo de pessoa que enxerga além das entrelinhas.

Lubart ( 2007, p. 16), define criatividade como “capacidade de realizar uma produção que seja ao mesmo tempo nova e adaptada ao contexto na qual ela se manifesta”. A utilização da criatividade é uma atividade longa, desgastante porém compensatória pois os resultados são inéditos. Demonstram características como persistência e habilidade.

Esta inteligência é representada por indivíduos com habilidade para manipulação de formas e objetos, isto é perceber o visual e o espacial de forma precisa. Presente nos artistas, pintores, desenhistas, engenheiros e arquitetos, pois apresentam grande sensibilidade em perceber detalhes. Em crianças, está presente pela preferência em montagem de quebra-cabeças e jogos espaciais.

Inteligência corporal cinestésica
Pessoas com este tipo de inteligência têm grande noção de espaço, distância e profundidade. Tem a exata noção de limite. “Caracerística desta inteligência é a capacidade de usar o próprio corpo de maneiras altamente diferenciadas e hábeis para propósitos expressivos, assim como voltados a objetivos [...]” (GARDNER, ANO, p.).

Esta inteligência está relacionada com a habilidade de utilização da coordenação fina ou grossa. Comum nos amantes de esporte, podemos citar aqui Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, “Rei do Futebol”. Também nas artes cênicas, balé, onde a pessoa dá graça e expressão aos movimentos por meio do corpo e de sua movimentação. Citamos aqui a bailarina Ana Botafogo, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Os esportistas apresentam habilidade atlética e demonstram capacidade de coordenação dos movimentos. Mímicos e circences são habilidosos e se comunicam por meio de expressões corporais significativas. Esta inteligência está ligada ao cerebelo, é ele que controla os movimentos voluntários do corpo.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.