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Fases e Etapas do Planejamento de Ensino

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

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O planejamento é o processo, enquanto que o plano e o projeto são o seu produto
O planejamento é o processo, enquanto que o plano e o projeto são o seu produto
O professor ao planejar o ensino, antecipa, de forma organizada, todas as etapas do trabalho escolar. Cuidadosamente, identifica os objetivos que pretende atingir, indicar os conteúdos que serão desenvolvidos, seleciona os procedimentos que utilizará como estratégia de ação e prevê quais os instrumentos que empregará para avaliar o progresso dos alunos.

Pelo ensino executado de acordo com planos bem definidos e flexíveis, o professor imprime um cunho de maior segurança ao seu trabalho, e oportuniza aos alunos um progressivo enriquecimento do seu saber e da sua experiência.

O planejamento é o processo, enquanto que o plano e o projeto são o seu produto. Denomina-se à descrição de larga abrangência em termos de tempo e problemática. Projeto corresponde à descrição de abrangência menor.

Existem diversas situações correlatas entre si que, por sua natureza negativa, contribuem para e reforçam a criação e manutenção de uma imagem negativa da orientação educacional, bem como de limitações a essa área.

A experiência nos mostra que, do planejamento bem feito, resulta uma série de vantagens que recompensam, de longe, o tempo e energia nele despendidos. Os resultados desse esforço talvez não sejam imediatos, mas a prática tem comprovado que são de longo e largo alcance. É evidente que nenhuma atuação pode ter condições de eficiência e eficácia, se dirigida pela improvisação e pela falta de sistematização.

As vantagens que o planejamento oferece são de definir e ordenar objetivos perseguidos. Também estruturar e direcionar as ações a serem tomadas, tornando claras e precisas as responsabilidades quanto ao desenvolvimento das ações, racionalizando a distribuição de tempo, energia e recursos.

A principal finalidade do planejamento consiste em produzir um guia orientador para a ação a ser desencadeada, de maneira que os objetivos sejam transformados em realidades. Para que a transformação ocorra adequadamente, o planejamento visa a garantir que a ação proposta seja de forma objetiva, operacional, funcional, executável, contínua e produtiva, dando aspectos que estão relacionados às qualidades do planejamento.

Embora o planejamento seja reconhecido como condição necessária para que a ação produza de maneira mais adequada os resultados desejados, se observa que muitas pessoas resistem a se envolver nesta função. É por isso que professores percebem certas dificuldades e limitações em seus esforços de planejamento de trabalho. Essas dificuldades e limitações são de diversas origens: a falta de compreensão dos benefícios do planejamento, pressões do ambiente de trabalho para que sejam realizadas tarefas de resultado imediato, disponibilidade de tempo limitada, falta de habilidades para planejar.

O planejamento envolve habilidades de análise, previsão e decisão. Mais especificamente, habilidades de identificar necessidades, estabelecer prioridades, analisar alternativas de ação, definir objetivos, estabelecer estratégias, atividades e cronogramas de ação ajustados e definir programa de avaliação preciso e ajustado.
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