artigo

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 - 19:55

Tamanho do texto: A A

Ensinar exige liberdade e autoridade

por: Midiã Lucia Rocha de Campos

Hoje em dia, vemos que para superar a tradição autoritária, nos rebaixamos para o comportamento indisciplinar e descobrimos autoritarismo onde só houve a autoridade.

Vemos que não há limites, onde a liberdade está se pervertendo em licenciosidade e a autoridade em autoritarismo. Notamos dificuldade dos educadores democratas em trabalhar no sentido de fazer com que o limite seja assumido na liberdade, conseguindo isto teremos autoridade.

É necessário o confronto com outras liberdades para amadurecer. No caso dos filhos adolescentes, os pais precisam tomar parte das discussões com os mesmos sobre o futuro deles, entretanto, devem saber que o futuro é dos filhos. O filho precisa ter liberdade para decidir, mesmo não acertando em alguns momentos, porque é decidindo que se aprende a decidir senão ele nunca aprenderá a ser ele mesmo por ter sempre os pais a decidir por ele.

Assumir as consequências de suas decisões faz parte do aprendizado, será uma forma de torná-lo responsável. É dever dos pais fazer com que os filhos participem nas decisões deles não de uma forma de intromissão. Os pais, sem rebaixarem sua autoridade, devem aceitar o papel de assessor, mesmo tendo o conhecimento, jamais devem impor sua vontade porque seu ponto de vista não foi aceito.

Além da tomada da decisão torná-lo responsável também o proporcionará autônomo, pois a autonomia não surge de repente, mas sim a partir de várias experiências.

Ser educadora é ao mesmo tempo dar certa liberdade ao aluno, porém mostrar e deixar claro para ele que o professor é autoridade na sala de aula, principalmente numa época em que os valores estão sendo perdidos e invertidos, faz-se necessário exercer esta autoridade, que necessariamente não deve ser demonstrada através de berros, gritos, etc.
       
Bibliografia
       

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 37º ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2003 
 

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Midiã Lucia Rocha de Campos

Sou Midiã, graduada em Letras (Português/Inglês e suas respectivas Literaturas) pela Universidade Estácio de Sá, tenho 23 anos e trabalho como instrutora de Inglês.

Educação e Pedagogia