artigo

terça-feira, 22 de janeiro de 2013 - 19:49

Tamanho do texto: A A

Jean Piaget - Fases do Desenvolvimento

por: Luana Linhares da Costa

O Estágio Sensório dura do nascimento aos dois anos
O Estágio Sensório dura do nascimento aos dois anos
Jean Piaget por meio de seus conhecimentos em Biologia e por observação empírica de seus filhos e outras crianças denomina os estágios de desenvolvimento humano por meio de fases e/ou estágios. Considera os seguintes estágios: Sensório motor, Simbólico e Conceptual.

- Estágio Sensório Motor: Dura do nascimento aos dois anos, aproximadamente. É uma fase muito prática, em que a criança explora manualmente o ambiente, têm experiências por meio de ações e imitações, a inteligência trabalha através das percepções, descobrindo o mundo que a rodeia. Uma característica é a centralização no próprio corpo.

- Estágio Simbólico: Vai dos dois aos sete anos, aproximadamente. Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da dramatização, imitação, raciocínio transdutivo e do animismo. Criam-se imagens mentais na ausência do objeto ou da ação, é o período da fantasia, da magia, do faz de conta, do jogo simbólico.

- Estágio Conceptual: Nesta fase, a criança ainda é muito egocêntrica e não se mostra capaz de colocar-se na perspectiva do outro, o pensamento pré-conceptual é estático e rígido, a criança capta estados momentâneos, sem juntá-los em um todo, há uma predominância de acomodações e não das assimilações, pela irreversibilidade, a criança parece incapaz de compreender a existência de fenômenos reversíveis. Possui como característica o animismo, o realismo e o finalismo.

Referências bibliográficas


LA TAILLE., Y. Prefácio. In, PIAGET, J. A construção do real na criança. 3.ed. São Paulo: Editora Ática, 2003.

O Desenvolvimento Humano na Teoria de Piaget. Disponível em: < http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm>. Acesso em: 30 de julho de 2011.

A Teoria Básica de Jean Piaget. Disponível em: Acesso em: 29 de julho de 2011.

Jean Piaget. Disponível em: Acesso em: 31 de julho de 2011.

Jean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio. Disponível em: . Acesso em 31 de julho de 2011.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Luana Linhares da Costa

*Luana Linhares é Pedagoga, Orientadora Educacional da Rede Municipal de Santos, pós-graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Psicopedagogia.

Educação e Pedagogia