CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Tríade da didática atual

Artigo por Priscila Zanetti - quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Tamanho do texto: A A

Didática e Educação
Didática e Educação
A Didática refere-se principalmente ao saber fazer pedagógico do professor, ou seja, do seu saber de como e o quê deve ensinar adquirido em sua formação. Ela reporta sobretudo ao conhecimento teórico e prático daquilo que se ensina, mais até do que a própria Metodologia de Ensino.

Por sua vez, os Métodos de Ensino servem como norteadores, verdadeiros indicadores de caminhos possíveis para aproximar o professor da maneira de aprender do aluno. Entretanto, Didática e Metodologia de Ensino caminham tão juntas que por vezes chegam a serem confundidas como se ambas fossem a mesma coisa. O que não é verdade: sem uma boa Didática não há Metodologia de Ensino (por mais revolucionária que seja) que dê conta de toda a diversidade vivida dentro da sala de aula.

Com a evolução da Didática na Educação, ela passou de um curso que dava o direito de lecionar aos graduados, para uma única disciplina das licenciaturas. Nesse sentido, seu objeto passou do simples ensinar para uma descrição maior da realidade do ensino e da escola, incluíndo o cotidiano da sala de aula em seus estudos. Sendo assim, uma Didática que possa acompanhar toda a contemporaneidade do século XXI precisa discutir três temas cruciais: um bom currículo escolar, o planejamento de ensino (projeto político pedagógico , plano de ensino e plano de aula), e ainda, um bom uso das novas tecnologias educacionais.

Um currículo escolar para ser eficaz e ter qualidade deve fazer uso inteligente das novas tecnologias: não basta incluir algumas aulas de informática e vídeo, é preciso criar situações de aprendizagem em que o aluno sinta autonomia e motivação na sua utilização; e finalmente para que isso seja possível, é necessário um planejamento de ensino que una todos os profissionais da educação nesse processo (professores, coordenadores, agentes educacionais e diretores) trabalhando em equipe. Sem esses três pilares da Didática e sem a união diária e efetiva de todos esses profissionais, ser um "bom professor" é importante, mas já não é o suficiente para que mudanças significativas ocorram na educação. Hoje sabe-se que o educador não é o único detentor do saber. O que promove o aprender agora é a interação e a troca de informações entre as pessoas, inclusive entre os profissionais da educação da escola.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Priscila Zanetti

Licenciada e Bacharelada em Letras Port-Inglês pela UNESP. Atuou como professora de ensino fundamental I na rede municipal de SP. Atualmente faz especialização em EAD "Educação a Distância: Fundamentos e Estratégias Para a docência" pela UNIARA.