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Quais os desafios e as possibilidades do Serviço Social?

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

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Esses profissionais devem estar inseridos em um mercado de trabalho
Esses profissionais devem estar inseridos em um mercado de trabalho
Para Cassab (2000) um dos maiores desafios da formação em serviço social é desenvolver a capacidade crítica – reflexiva no aluno, articulando de forma lógica as competências, conforme abaixo:
Trata-se, dessa forma, de uma abordagem pedagógica com os seguintes eixos:

• Teórico-metodológicos: fundamentação teórica que norteará a ação do profissional.
• Técnico-operativo: questões de ordem prática referente a função fundamentada na teoria.
• Ético-política: identificação das questões políticas referentes ao exercício da profissão, da intervenção na sociedade e dos movimentos sociais de acordo com o Código de Ética.

É o assistente social que, pela sua formação e atuação profissional, está mais próximo dos usuários, que consegue fazer a identificação e leitura da questão social e, portanto, desenvolver ações propositivas para contribuir na garantia da qualidade de vida para a ampliação da cidadania e por processos de mudança que visam a igualdade e justiça social (LOPES,2008 .p. 108).

Outro importante desafio das formações em serviço social é formar profissionais capazes de escrever sua própria história, de serem autores de uma trajetória de sucesso e que caminhe em direção à construção de uma sociedade justa e igualitária.

Apesar do cunho social da profissão, esses profissionais devem estar inseridos em um mercado de trabalho, devem buscar um salário e benefícios compatíveis com a profissão e a educação formal deve desenvolver competências pessoais que favoreçam tal inserção e manutenção no mercado, diferenciando um bom assistente social.

As necessidades apresentadas à profissão são provenientes das relações sociais estabelecidas, muitas vezes incoerentes ou desencontradas, oriundas de uma sociedade consumista, materialista e provedora de desigualdades sociais.

Por sua vez, a proposta pedagógica dos cursos de graduação e pós – graduação deve estar atenta a tais demandas a fim de formar profissionais capazes de atender as essas solicitações social sendo agente ativo no processo de transformação social.

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