artigo

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 - 08:38

Tamanho do texto: A A

Temas transversais

por: José Rogério da Silva

Explçoração infantil é crime
Explçoração infantil é crime
Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)'se tem como finalidade em sala de aula construirem conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea.

Caracterizam-se por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola.

Em Piancó-PB, onde moro, o trabalho infantil é uma realidade gritante, no entanto, não se trabalha a problemática em sala de aula.

No contexto atual verifica-se os temas transversais, não são trabalhados em sala de aula em principalmente se tratando de educação infantil. O trabalho infantil poderia muito bem ser combatido através da educação, da conscientização e de um trabalho continuo promovido por escolas e educadores. Uma vez que o problema tem que ser atacado na sua raiz: a família e a sociedade.

Precisam urgentemente tomar consciência que, o tempo de ser criança, tempo esse relativamente breve, é ocupado largamente pelo tempo do trabalho intenso e por vezes desgastante. Compreender o universo do trabalho infantil é identificar os mecanismos socioeconômicos de produção e reprodução do capital, aliados aos aspectos da cultura e do imaginário, e as crianças, portadoras de interesses, carências e necessidades. O emprego precoce de crianças explica-se pela decisão familiar que, enquanto estratégia para aumentar sua cota produtiva e completar a renda utiliza o trabalho infantil.

A exploração intensa da força de trabalho da criança tende a ser mais acentuada no âmbito do trabalho, uma vez que as próprias famílias são compelidas a engajar os filhos nas tarefas agrárias com apenas uma finalidade a de contribuir para seu sustento. A pobreza que leva os pais a colocarem seus filhos na lavoura, as doenças causadas por esses trabalhos, à evasão escolar provocada pelo trabalho infantil e por fim as ações que os governos realizam no combate desses mal.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

José Rogério da Silva

Eu sou o José Rogério da Silva, 33 anos, moro em Piancó - PB. Sou comerciante, e professor substituto nas matérias de Filosofia e Sociologia. Comecei estudar um pouco tarde tanto é que apenas aos 16 anos de idade fui alfabetizado, hoje sou aluno do curso de pedagogia da UFPB - VIRTUAL. Eu, que já gostava da área educacional, ao engessar neste curso me apaixonei de vez!

Educação e Pedagogia