artigo

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012 - 09:23

Tamanho do texto: A A

Planejamento 2013 na Educação Infantil

por: Miriam de Jesus Silva

Planejamento Participativo
Planejamento Participativo
Todo bom professor com certeza já está pensando em sua sala de aula em 2013. Sabemos que a sondagem das 2 primeiras semanas de aula é primordial para definir os principais objetivos de nosso planejamento, mas precisamos com bastante antecedência construir a base do que e de como vamos trabalhar. E esse é o momento certo!

Primeiro Passo – Fazer um diagnóstico aprofundando do que foi trabalhado neste ano de 2012 e analisar o que foi bom e o que foi ruim. O que foi bom vamos incrementar, o que foi ruim vamos avaliar o porquê foi ruim e descobrir como fazer de outra maneira para ficar bom.

Segundo Passo – Com as informações que você já possui de como será sua turma de 2013 - idades, necessidades especiais, relatos de colegas que já trabalharam com a turminha -, criar recursos novos para dar o ponta pé inicial.

Terceiro Passo – As primeiras 2 semanas de aula devem ser bem planejadas. O acolhimento das crianças, a criatividade em dinamizar com a decoração da sala, músicas, brincadeiras, atividades de interesse da criança, histórias infantis, lembrancinhas, enfim é o momento da conquista tanto das crianças quanto dos pais ou responsáveis por elas.

Quarto Passo - Devemos seguir os eixos norteadores da Educação Infantil para planejar – Linguagem, Natureza Sociedade, Matemática, Identidade e Autonomia, Artes e Movimento e os Temas Transversais dos PCN’s. É bom traçarmos o que vamos trabalhar em cada bimestre. Talvez por temas, ou por projetos, depende muito da dinâmica de cada escola.

Uma idéia bem interessante é por exemplo no ano de 2013 escolher trabalhar na Educação infantil com os Contos de Fada. Pode ser trabalhado um em cada mês e a partir do conto desenvolver todos os eixos norteadores da Educação Infantil. O conto pode ser simplesmente contado, pode ser também dramatizado, assistido em filmes, vivenciado como por exemplo o conto João e Maria. As professoras da Educação Infantil juntas podem fazer a casinha de doces pedindo que cada criança traga um doce diferente para montar a casa com a base de isopor e depois irão se deliciar e as crianças nunca mais esquecerão.

A partir daí podem ser construídas inúmeras atividades, como por exemplo - a bruxa um dia desses deixará doces embaixo das cadeiras das crianças na sala de aula -, só que para ganhar o doce é preciso acertar o som da primeira letrinha do nome desse doce. Pode também fazer a corrida imaginária pelo caminho percorrido por João e Maria na floresta. Trabalhar a natureza envolta a casa de João e Maria, a coragem deles em tomar atitudes decisivas como empurrar a bruxa no caldeirão, e ainda cada criança montar numa cartolina usando lantejoulas, brocais e algodão, a casinha de João e Maria. Além disso várias atividades de leitura e escrita podem ser criadas a partir dos contos de fada, que agucem o encantamento das crianças pela aprendizagem.

Este é apenas um dos muitos exemplos que podemos trabalhar. Podemos usar o folclore, parlendas, cantigas de roda, trava línguas e ainda as músicas infantis atuais das quais podemos tirar nossos recursos.

É muito importante também planejar de maneira interdisciplinar usando tudo o que a escola oferece. As aulas de informática, inglês, dança, recreação, podem ser planejadas junto com as aulas ditas de sala, para ao mesmo tempo estarem trabalhando juntas mas de maneiras diferentes um mesmo tema. Isto torna o planejamento mais rico e participativo. Precisamos trocar experiências, sermos abertos ao novo e não deixar morrer os bons recursos antigos.
Vamos planejar professor, com carinho e criatividade o nosso ano de 2013!

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Miriam de Jesus Silva

Professora Míriam de Jesus Silva, Pedagoga e Especialista em Educação Infantil. 20 anos em sala de aula - sendo que 8 anos Ed.Infantil e 1º ano - Ensino Fundamental de 9 anos. email - miriamgoga73@gmail.com

Educação e Pedagogia