artigo

domingo, 28 de outubro de 2012 - 11:21

Tamanho do texto: A A

Desafios entre a Teoria e a Prática na Educação Infantil

por: Aise dos Santos Silva

O atendimento a essa área vem ganhado espaço nas redes públicas
O atendimento a essa área vem ganhado espaço nas redes públicas

Este artigo vem argumentar a importância da teoria e prática pedagógica na Educação Infantil, bem como refletir sobre a construção do conhecimento e a didática nesse segmento escolar, onde demonstra a importância da educação para o desenvolvimento da criança. O papel da educação é conceber uma educação mobilizadora mais cidadã em uma perspectiva de democratização do seu meio. Logo ela pode proporcionar uma transformação intrapessoal, valorizando o seu conhecimento adquirido ao logo de sua vida. Cabe à escola preparar cidadãos críticos e criativos para a vida social.

Dessa forma o professor de Educação Infantil deve ter esse cuidado com a educação para seus alunos. A Educação Infantil no Brasil vem ganhado valorização no âmbito escolar. A sociedade está mais consciente da importância das experiências na primeira fase escolar, onde é a base para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Segundo o RCNEI, a Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica. (título V, capítulo II, seção II, art. 29). O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil é um elemento orientador de ações na busca de melhorias na educação infantil brasileira. Por isso a educação de crianças e creche vem sendo vista como investimento necessário para o seu desenvolvimento desde o primeiro meses de idade até o ingresso escolar obrigatória.

O atendimento a essa área vem ganhado espaço nas redes públicas e nas redes particulares, onde existe uma disputa no atendimento em garantir espaços físicos adequados, materiais em quantidades e qualidades suficientes a propostas educacionais compatíveis a faixa etária nas diferentes modalidades de ensino. Cabe ao professor na sua formação pedagógica está inserido a todas as inovações nessa área educacional, bem como os saberes docentes que são norteadores para a sua construção de identidade. Nesse segmento Freire nos mostrar que os saberes são "indispensáveis à prática docente". (FREIRE, 1996, p. 12).

Na construção do conhecimento o professor precisa levar sempre consigo a reflexão da sua práxis pedagógica, onde esses conhecimentos que são aprendidos e adquiridos ao longo de sua carreira devem ter sentido entre a teoria e a prática e que o educador deve está fundamentado nos princípios básicos de desenvolvimento no aprendizado infantil que é composta de fases e níveis de construção do conhecimento para construir seus próprios caminhos e valorizando esse processo de construção. Em relação a didática o professor deve conhecer, pesquisar se aprofundar nas suas ações didáticas que pretende ensinar melhorando suas estratégias de ensino para Educação Infantil, onde venha perceber as necessidades da criança, localizando problemas para serem solucionados, valorizando suas escolhas e construção do conhecimento adquirido.

Desenvolvimento
Construção do Conhecimento Docente Para a Educação Infantil
O professor que inicia sua carreira na educação Infantil convive com uma preocupação em relação a sua prática docente e demonstra seus limites como o medo, às dúvidas, suas capacidades e atitudes pautadas na práxis pedagógica. O educador na construção das suas habilidades teórico - prática na Educação Infantil requer conhecimentos mais específicos, porém o professor na sua aprendizagem deve construir uma aprendizagem fundamentada em teoria embasada na construção de uma proposta de educação transformadora mais aberta, dinâmica, comprometida, consciente e mais autônoma no processo de aprender bem como um professor pesquisador em relação a sua prática docente.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Aise dos Santos Silva

Aise Silva Camaçarí, Bahia, Brasil,Pedagoga , Lecionando no Ens. Fundamental. Meu objetivo é contribuir para uma prática pedagógica , onde o educando seja o centro no processo ensino- aprendizagem. O educando busca novos conhecimentos quando lhe são oferecidas situações desafiadoras. O principal objetivo da educação e contribuir para a formação de seres críticos, reflexivos e conscientes.

Educação e Pedagogia