artigo

terça-feira, 1 de janeiro de 2008 - 00:00

Tamanho do texto: A A

FILOSOFIA - Ensino Médio

por: Colunista Portal - Educação


"Se não tivermos presente a tradição histórica, seremos como selvagens modernos na selva da cidade."
                                                             (Jostein Gaarder)

"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo."
                                                               (Merleau-Ponty)

A cada dia que passa é maior a necessidade de que os indivíduos sejam sujeitos de si mesmos, sujeitos conscientes de sua história. Até mesmo o mercado já exige um perfil profissional que supõe uma mão de obra criativa e atuante, e não mais meros executores de tarefas.

Nossa preocupação, para além do mercado, é com a formação de um indivíduo crítico e responsável socialmente pelos seus atos.

A possibilidade da formação deste indivíduo deve ser viabilizada para o adolescente e o jovem. Ela não se dá espontaneamente. Uma das formas de viabilizá-la é através do processo ensino-aprendizagem das ciências, da filosofia, das artes, e da experiência de vida de cada um.

Neste contexto, cabe à Filosofia garantir não só a visão de totalidade da história e do processo do conhecimento, sem negar a necessidade de especialização hoje imposta, mas também desenvolver no educando - junto com outras disciplinas - a sua

capacidade de buscar, através da leitura, da observação, da percepção de transformações ocorridas a partir da sua própria interferência em situações sociais, o melhor caminho historicamente possível para a organização da vida em sociedade.

Desta forma, o curso de Filosofia busca fornecer ao adolescente o instrumental básico à elaboração de uma reflexão sobre o mundo, e sobre si mesmo no mundo, de forma a possibilitar-lhe a conquista de uma autonomia crescente no seu pensar e agir.

Os trabalhos e atividades serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas; leituras e pesquisas orientadas; seminários; análise, interpretação e discussão de temas atuais; integração com outras disciplinas; avaliações.

Ao longo dos três anos do ensino médio, espera-se do aluno:

  •      aprender e fixar a leitura interpretativa de textos teóricos;
  •      aprender conceitos, saber relacioná-los entre si e aplicá-los em sua realidade;
  •      reconhecer-se como ser produtor de cultura e, portanto, da história;
  •      compreender a produção do pensamento como enfrentamento dos desafios humanos;
  •      compreender o papel da reflexão, em especial, o da filosófica;
  •      saber construir "universos" históricos de diferentes tempos em seu pensamento sem preconceitos;
  •      situar-se como cidadão no mundo em que vive, percebendo o seu caráter histórico e a sua dimensão de liberdade;
  •      compreender o conhecimento como possibilidade de libertação social;
  •      compreender o pensamento do seu mundo como síntese de diferentes culturas anteriores e concomitantes a ele;
  •      elaborar criticamente seu próprio pensar a partir de notícias/análises de jornais/revistas e de suas vivências concretas.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia