CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

A prontidão para aprender

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tamanho do texto: A A

São extremamente necessários à preparação para a alfabetização
São extremamente necessários à preparação para a alfabetização
Prontidão
Prontidão significa ter um nível suficiente de preparação e interesse para iniciar uma aprendizagem seja ela qual for.

A prontidão está intimamente ligada ao problema do treinamento precoce. Ela se refere à capacidade da criança de empregar em determinada tarefa habilidades iguais às exigidas pela situação.

A prontidão para a aprendizagem depende de alguns aspectos, tais como: certo grau de desenvolvimento mental; coordenação dos olhos suficiente para uma clara percepção; habilidades para tender a símbolos; experiências anteriores para que a criança possa relacionar o que lê às coisas que já conhece; interesse ou desejo de aprender e maturação intelectual, social, emocional, física e psicomotora.

O desenvolvimento e a evolução das funções específicas (linguagem oral, percepção auditiva e visual, esquema corporal, orientação espacial e temporal, lateralidade, análise-síntese, coordenação motora e a memória cinestésica). São extremamente necessários à preparação para a alfabetização, por serem elas as menos conhecidas e as quais mais freqüentemente se relacionam posteriormente com sérios problemas, como dislexia, disgrafias e disortografias. 

Prontidão para aprender é a soma total das características intrapessoais que facilitam ou retardam a aprendizagem. Existem fatores da prontidão, tais como:
• Maturação: é um processo de crescimento interno que opera como fator fundamental básico durante a aprendizagem.
• Experiências passadas: essas experiências constituem a vivência da criança e hábitos que, cremos, deve ter aprendido.
• Motivação: além de ter maturação física e mental suficiente e uma experiência passada adequada, para tornar a aprendizagem possível o educando precisa querer aprender.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.