CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Trabalhando Com O Lúdico Na Alfabetização Matemática

Artigo por Luzinete Rodrigues da Silva - quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tamanho do texto: A A

brincadeiras e jogos na educação
brincadeiras e jogos na educação

Há várias formas de classificar o ato brincar. Quando uma brincadeira é aplicada para ser exercida é necessário identificar que tipo de resultado ela ira trazer para o desenvolvimento na aprendizagem.

A brincadeira também é fundamental para o professor avaliar o aluno, pois enquanto o aluno brinca, se diverte e melhora seu raciocínio e aprendizagem, o professor avalia o seu comportamento, o seu desenvolvimento ao raciocino, quebras a cabeça para solucionar algum problema aplicado nos jogos.

A brincadeira quando é aplicada na sala de aula é com objeção de ampliar a imaginação e conhecimento, através da diversão, pois quanto mais o aluno se diverte com jogos educativos, mais possui interesse, autoestima e maior capacidade de aprender.

Na medida em que uma brincadeira é aplicada, o desenvolvimento e a importância do brincar vão despertando interesse e iniciativa para aprender matemática. A brincadeira desperta ao intelecto a alta imaginação, o curioso, a identificação de solucionar um problema matemático, desenvolvendo assim um raciocínio amplo e lógico para a criança, passando a despertar sua atenção e concentração ao exercer os jogos lúdicos aplicados pelo professor.

Pois a aplicação desses jogos são fundamentais para que o aluno possa aprender a utilizar uma dos mais importantes ferramentas no mundo real que é a matemática no mundo real que é a matemática, o sendo assim , aplicada a cada nova ideia existente. E as crianças adequarão conhecimento sobre essa ferramenta através da iniciativa de praticar dos jogos lúdicos matemáticos. Que são jogos que servem para preparado as crianças mentalmente, abrindo cada vez mais os seus olhos para o mundo real em que vivemos.

A matemática na educação tem a função e a capacidade de desempenhar no ser humano uma atividade intelectual altamente sofisticada, mesmo não sendo fácil de defini-la, através de brincadeiras e jogos educativos a matemática torna-se mais fácil e prática para ser compreendida e finalmente praticada no dia a dia dos intelectos.

No caso, a geometria que é representada em várias formas e lugares nos brinquedos, como a bola, que é cem círculo, um castelo que é representado, por um cone o dado que é um quadrado que no caso vem numerado, ajudando também a definir e aprender sobre os números naturais.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Luzinete Rodrigues da Silva

Luzinete Rodrigues da Silva Brasileiro, casada, 34 anos Rua Coronel Antonio Cavalcante Nº 54 centro- Buíque - PE Telefone: (87) 9994-4470/ E-mail: Luzinete.rs@ig.com.br Formação:Magisteria na Escola Vigário João Inácio Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaru-UVA Especialização em LIBRAS UNICID de São Paulo Pós- Graduação em Educação de Jovens e Adultos - EJA do Campo AESA