artigo

quinta-feira, 6 de setembro de 2012 - 17:47

Tamanho do texto: A A

Tecnologias Utilizadas em Educação a Distância parte I

por: Colunista Portal - Educação

Atualmente nós todos vivemos em rede
Atualmente nós todos vivemos em rede
Em frente a tantas inovações, o cenário social, tecnológico, político e econômico têm sofrido grandes mudanças, promovendo o surgimento de novas atividades, ao mesmo tempo em que outras funções desaparecem ou são transformadas. O crescimento exponencial do volume de informação, a geração de novos produtos, o advento de novas teorias ou a nova aplicação de teorias já conhecidas, têm acarretado constantes reavaliações do processo de trabalho, e por consequência o processo de educação.

A tecnologia está mudando tão rápido, a competição global está forçando uma dramática redução nos tempos decorridos entre o surgimento de uma inovação, sua entrada no mercado, eliminando a oportunidade do sujeito compreender e acompanhar as novas tecnologias da informática e da comunicação. Atualmente, uma das soluções para a globalização dos mercados, são as associações. Portanto, os conceitos-chave desta nova era é a colaboração/cooperação entre os sujeitos e a comunicação virtual, eliminando distâncias, aproximando as pessoas e aumentando a produtividade por meio de métodos cooperativos de trabalho virtual.

Fato este marcado por fazermos parte da sociedade do conhecimento, da informação e da comunicação, o que pressupõe que vivemos em rede. Rede no sentido de estarmos constantemente interligados entre a informação e a comunicação e o processamento dessa gama de informações em conhecimento. Estamos em rede em tempo real e virtual.

Com isso, vislumbramos que a sociedade tem passado por transformações radicais. Essas transformações se dão em âmbito político, social e educacional. Parte dessas transformações ocorre devido ao desenvolvimento tecnológico que de forma qualitativa e quantitativamente melhoram a capacidade de comunicação entre instituições, organizações e indivíduos. Esse é o sentido da rede, a capacidade de comunicação.

A Educação a Distância faz uso dessa comunicação, e retrata os diversos períodos da evolução tecnológica ao longo da história, por meio das mídias como telefone, televisão e internet (comunicação digital), tecnologias essenciais de todo o processo evolutivo. As novas tecnologias não são apenas um meio para distribuir as informações e conhecimento, mas têm o papel de facilitar a interação em qualquer processo educativo, dando a visão de novas atitudes e novos enfoques metodológicos.

Devemos entender por tecnologia o conjunto de ferramentas – livros, giz e apagador, papel, caneta, lápis, televisor, telefone, videocassete, computador – e os usos destinamos a elas em cada época (TV NA ESCOLA, 2001, p.8).

Diferentemente, em cada época da nossa história percebemos que as tecnologias exerceram e exercem influência no comportamento do indivíduo e na sociedade, modificando concepções e paradigmas existentes.

Essa nova realidade redefine o perfil do sujeito deste fim de século. É preciso formar profissionais que aprendam de forma não convencional e que saibam trabalhar cooperativamente para gerar soluções inovadoras e competitivas.

O ensino convencional não tem dado condições aos sujeitos de se prepararem no tempo adequado a todas essas transformações. O conceito de Educação ainda está associado ao treinamento, baseado fisicamente em instituições, restrito a cronogramas predefinidos de cursos; essa estrutura implica deslocamento de aprendizes e de professores. Nesta estrutura é difícil manter-se constantemente atualizado em relação a novas informações que acarretam novas relações e, portanto, a geração contínua de conhecimentos.

E a Educação, conhecida pelo espaço escola, universidade? Como ela responde ou deve responder ao desafio de preparar o homem para este novo mundo onde a cooperação substitui a competição e o presencial o virtual, como modelo básico nas relações entre os sujeitos? Esta é uma das questões importantes para pensar em um novo modelo de formação e atualização profissional do indivíduo da nova era.

       
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia