artigo

quinta-feira, 26 de julho de 2012 - 19:58

Tamanho do texto: A A

Projeto de Brinquedoteca

por: Colunista Portal - Educação

O porquê do brinquedo é por ser um convite ao brincar
O porquê do brinquedo é por ser um convite ao brincar
"Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-Io; se é triste ver meninos escola, mais triste ainda é vê-Ios sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem" (Drummond) O projeto de Brinquedoteca apresenta como proposta proporcionar o necessário prazer com o qual a criança alcança o sucesso, pois brincando, a criança experimenta, descobre, inventa. Uma vez que é se autoexpressar, é se autorrealizar.

O porquê do brinquedo é por ser um convite ao brincar. Facilita e enriquece a brincadeira. Por intermédio dessas determinadas ações sobre o objeto, a criança aprende a controlar seus movimentos e a estabelecer ordem em seu mundo, servindo de ações intermediárias para que a criança consiga integrar-se melhor. Em nossas crianças com necessidades especiais, o brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincar é estimular a autoconfiança, iniciativa e curiosidade. Proporciona desenvolvimento da linguagem, pensamento e concentração de atenção.

As relações cognitivas e afetivas, consequentes da interação lúdica, propiciam amadurecimento emocional e vão, pouco a pouco, construindo a sociabilidade infantil. É também vista, a realização deste trabalho como parte fundamentada em recursos para estimulação de Reabilitação (Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional); e pedagógicos, para fins de atividade, dentro ou fora da sala de aula. Para a família, também é de interesse vivenciar a brinquedoteca, pois o adulto que interage pode despertar a atenção e a compreensão da criança, esquecendo seu brincar. Mas é imprescindível que antes de tudo se observe como ela está brincando para respeitá-Ia, respeitando sua iniciativa, preferências e seu ritmo de ação, evidenciando-se que toda criança gosta de brincar com os pais, professora, avós, irmãos mais velhos.

É certo que a brinquedoteca abre inúmeras opções para nós, educadores, e proporciona prazer, sucesso, desenvolvimento e aprendizagens diversas para com a criança. A adequação das brincadeiras e brinquedos com a criança deve atender à etapa de desenvolvimento e às suas necessidades emocionais, socioculturais, físicas ou intelectuais. Considerando-se que bom brinquedo é o que convida a criança a brincar. A criança com necessidades especiais, pelas dificuldades que apresenta, tem menor possibilidade de aproveitar as situações à sua volta, faz-se necessária uma ajuda para despertar seu interesse, caso contrário não irá beneficiar-se das oportunidades que o brinquedo oferece ao seu desenvolvimento.

Está dentro dos objetivos do trabalho, possibilitar brinquedos, Jogos e brincadeiras adaptadas adequadamente para crianças com paralisia cerebral. Acreditando na necessidade do brincar como oportunidade para a criança normal ou carente de atendimento especial, objetivamos a construção deste trabalho, pois é brincando bastante que a criança vai aprender a ser um adulto consciente, capaz de participar e engajar-se na vida de sua comunidade.

A Brinquedoteca oferece: acervo dos brinquedos, com jogos e brinquedos em geral à escolha da criança; também como centro de recurso pedagógico ao professor e demais funcionários e familiares; parquinho de brinquedos tradicionais, com espaços para os diversos "cantos", por exemplo, canto do faz-de-conta (dramatização); oferece situações problematizadas; possibilita construções livres e desafio à criatividade, colocando disponíveis sucatas dentro da "sucatoteca"; proporciona ocasiões de relaxamento e afetividade, em seu "canto fofo", com rede, colchonete, música e almofadas; livros e revistas. Enfim, este trabalho tem como único objetivo propiciar o desenvolvimento em nossas crianças especiais e promover experiências para que realmente estabeleça conhecimento e aprendizagem aos nossos alunos.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!