CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

A educação do corpo na prática socioeducativa

Artigo por Leanudro Barros Ribeiro - quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tamanho do texto: A A

O que deve ser levado em conta na educação corporal?
O que deve ser levado em conta na educação corporal?
A educação social lida com indivíduos que estão situados em ambientes normalmente vinculados a conflitos, a divergências de interesses, a pressões externas que podem vir a provocar desequilíbrio no seu processo natural de desenvolvimento. Crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes em áreas com muitas privações, tornam-se público prioritário de atenção da socioeducação.

Quando tais pessoas estão vinculadas a projetos sociais, compreende-se que passam a ser alvo de ações pedagógicas que irão auxiliar o seu desenvolvimento, em um processo que vai ocorrer em meio a uma rede de relações sociais, que irão se dar dentro de um contexto sociocultural específico. As crianças e adolescentes vão ser apresentadas a um mundo diferenciado, com novos valores e referenciais.

A condução socioeducativa irá propiciar a internalização de hábitos mais saudáveis, uma discussão sobre costumes, a aquisição de diferentes formas de linguagem, a construção de vínculos afetivos, a estimulação da sociabilidade e a ajuda na estruturação da identidade. Segundo Del Prette & Del Prette (2004), "grande parte do ambiente é sociocultural, entendendo-se o cultural como produto historicamente acumulado das relações dos homens entre si e com a natureza". No lidar com os mistérios das relações interpessoais, os educadores sociais, responsáveis pela intermediação dos educandos com os vários tipos de conhecimentos disponíveis nas diversas oficinas socioeducativas, são também atribuídos de transmitirem ensinamentos sobre o lidar com o corpo.

No corpo "estão inscritos todas as regras, todas as normas e todos os valores de uma sociedade específica, por ser ele o meio de contato primário do indivíduo com o ambiente que o cerca" (DAOLIO, 1995). O uso do corpo, segundo Marcel Mauss, "é uma educação de técnicas, que são construídas como resultado das relações entre o homem e a sociedade" (RODRIGUES, 2000).
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Leanudro Barros Ribeiro

Graduado em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995). Especializações: Atividades motoras para promoção da saúde e qualidade de vida (2001); Psicomotricidade (2012). Pós-graduando em Psicologia do Esporte e em Treinamento Esportivo. Colaborador externo do Laboratório de Estudos do Corpo da FAEFID/UFJF (LABESC). Área de concentração: Movimento Humano e Cultura.