artigo

segunda-feira, 21 de maio de 2012 - 15:13

Tamanho do texto: A A

Atividades da Coordenação Pedagógica

por: Colunista Portal - Educação

O trabalho educativo deve visar a humanização do indivíduo
O trabalho educativo deve visar a humanização do indivíduo
Como aprendemos? Quando e quanto pode o ser humano aprender sozinho ou sob a orientação de outrem? O que sabemos da evolução do homem que pode nos esclarecer sobre o(s) melhor(es) método(s) de ensino e de aprendizagem? Estas são questões que permeiam o pensamento dos educadores e de todos ligados à comunidade escolar que estejam empenhados no bom aproveitamento que um indivíduo possa ter na aquisição e no bom aproveitamento do espaço de tempo que o indivíduo passa na escola aprendendo.

De uma visão ampla e humanista, deve o trabalho educativo visar não somente o relacionamento entre educador e educando, mas a humanização do indivíduo, positivando o que chamamos de “educação para a vida”. Como trabalho educativo, deve-se entender a relação entre o que o educando sabe antes de entrar na escola e o que ele pode vir a saber na escola. Para alcançar esse objetivo, os educadores devem desenvolver não somente suas aptidões pedagógicas, mas aptidões bem próximas da orientação psicológica, desenvolvendo características que já não são mais tão próprias da Pedagogia, mas da Psicopedagogia.

Pergunta-se: por quê? A educação, hoje em dia, não está mais tão preocupada somente com a formação intelectual do homem, como a paidea greco-romana, mas, devido às grandes transformações morais da humanidade, criaram-se extensas listas de conteúdos civilizadores que são importantíssimos para a evolução da espécie e que devem fazer parte dos currículos escolares, a fim de desenvolver na humanidade a verdadeira cidadania bem como afastá-la do fantasma da barbárie.

Por essas características particulares que se apresentam, são bem abrangentes as atividades de um setor de coordenação pedagógica. Para exercer essa atividade, o profissional deve ter formação em Coordenação Pedagógica, com habilitação em Supervisão Escolar, e em sua ementa de atividades curriculares deve ter experiência no planejamento, acompanhamento, coordenação e orientação das atividades técnico-pedagógicas que se desenvolvem dentro do ambiente escolar, levando-se em consideração as especificidades do Projeto Político Pedagógico da instituição a qual está vinculado.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!