artigo

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 - 15:52

Tamanho do texto: A A

Orientador pedagógico

por: Emileide Lucineia da Costa

Alguns autores caracterizam a função do orientador como aquele que coordena
Alguns autores caracterizam a função do orientador como aquele que coordena
Orientador pedagógico e orientador educacional são atribuições diferentes.

O orientador educacional dá assistência aos educandos em estabelecimentos de ensino das séries iniciais até o Ensino Médio, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação, aconselhando e auxiliando os alunos na solução de seus problemas pessoais, para possibilitar-lhes o desenvolvimento intelectual e a formação integral de sua personalidade, ajustá-los ao meio em que vivem e orientá-los no tocante ao conhecimento.

Já o orientador pedagógico, ao lado do diretor escolar, compõe a equipe técnica administrativa encarregada da gestão da unidade escolar em vários itens, mas, principalmente, na questão pedagógica.

Muitas vezes, confundimos os termos, pois o supervisor educacional, o orientador pedagógico, orientador educacional, o inspetor escolar e o coordenador pedagógico atuam de maneiras semelhantes e, geralmente, de acordo com as exigências de cada instituição escolar.

Alguns autores caracterizam a função do orientador como aquele que coordena, supervisiona e acompanha, com a responsabilidade de integrar, reunir esforços e liderar o trabalho da equipe docente.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Emileide Lucineia da Costa

Possui graduação em Pedagogia pela Anhanguera - UNAES (2006), Especialização em Educação a distância pelo SENAC/MS(2010) e está cursando pós graduação em Psicopedagogia pelo Portal Educação/UCDB. Atualmente é Tutora em EaD de cursos livres e pós-graduação.

Educação e Pedagogia