CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Projeto Pedagógico da Escola

Artigo por Emileide Lucineia da Costa - quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tamanho do texto: A A

O projeto pedagógico da escola é capaz de auxiliar na definição de suas metas
O projeto pedagógico da escola é capaz de auxiliar na definição de suas metas
O projeto pedagógico da escola é capaz de auxiliar na definição de suas metas e gerenciamento de suas ações para todo o ano letivo.

Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa.

E uma metodologia de trabalho que possibilita resignificar a ação de todos os agentes da instituição (p. 143).

O projeto torna-se pedagógico quando compreende as concepções de educação e de mundo que a escola vai elaborar, sistematizar e socializar. Faz parte do "ser", da "identidade" das escolas.

Para a elaboração de um projeto pedagógico na escola é necessário que ele contenha alguns dados como:

- Missão;
- Clientela;
- Dados sobre a aprendizagem;
- Relação com as famílias;
- Recursos;
- Diretrizes pedagógicas;
- Plano de ação.

E mais que haja a participação de todos os membros da escola incluindo a comunidade ao seu redor. O artigo 14 da LDBEN 9394/96 diz: Art. 14; os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

A revisão do projeto pedagógico da escola deve ser realizada anualmente, se a comunidade escolar assim definir.

Para saber mais sobre o projeto político pedagógico inscreva-se no curso Projeto Político Pedagógico: A Identidade da Escola em www.portaleducacao.com.br Referências: BRASIL, LDB. Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Disponível em < www.planalto.gov.br >.

 Acesso em: VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Emileide Lucineia da Costa

Possui graduação em Pedagogia pela Anhanguera - UNAES (2006), Especialização em Educação a distância pelo SENAC/MS(2010) e está cursando pós graduação em Psicopedagogia pelo Portal Educação/UCDB. Atualmente é Tutora em EaD de cursos livres e pós-graduação.