CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

A formação professor crítico e reflexivo

Artigo por Taisa Fonseca Novaes Santana - quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tamanho do texto: A A

A formação professor crítico e reflexivo
A formação professor crítico e reflexivo
RESUMO
O artigo apresentará características para a formação do professor crítico e reflexivo através da análise dos conteúdos estudados durante todo o curso de Licenciatura em Geografia na modalidade de Educação a Distância.

1.   INTRODUÇÃO
A educação é um setor que exige responsabilidade técnica, política e social. Sendo assim a formação do professor precisa de compromisso e competência.

A ação de ensinar passa todos os dias por grandes desafios, exigindo dos seus profissionais um aperfeiçoamento constante. Observando esta realidade o professor, em sua formação, deve ser preparado para lidar com relações que envolvem temas educacionais, sociais, culturais, políticos e econômicos.

Por sua vez, a formação do docente de Geografia também deve estar baseada nos itens anteriormente citados. Além de tudo este professor deve ser capaz de interpretar o espaço geográfico na relação local / global / local. Sem esquecer-se de contextualizar sempre os conteúdos.

Desta maneira o professor de Geografia será mais que um transmissor de conhecimentos. Será um profissional que observa, reflete e critica o seu entorno e a sua própria prática. Tornando-se um profissional capaz de transformar realidade e assumir um compromisso com a sociedade.

Diante desta realidade é necessário pensar como deve ser a formação do professor de Geografia. É possível formar um professor de Geografia crítico e reflexivo?

O presente artigo tem como objetivo responder a questão acima através da análise de um curso de Licenciatura em Geografia.

Primeiramente serão colocadas as características de um curso nos moldes da Educação a Distância (EAD). Desta forma o leitor entenderá a filosofia e a metodologia que serão relatadas. Em seguida, será analisada a importância da saída de Campo para a formação do professor de Geografia. E da transversalidade para a formação do professor crítico e reflexivo.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Taisa Fonseca Novaes Santana

- Mestranda em Educação pela Universidad del Salvador ; Licenciada em Geografia pela FTC EAD; Especialista em Docência do Ensino Superior pela Fundação Visconde de Cairu e Bacharel em Turismo pela Faculdade Turismo da Bahia .