Entendendo o grafismo infantil e o desenvolvimento da criança


O estudo objetiva estudar o desenho da criança
O estudo objetiva estudar o desenho da criança
ENTENDENDO O GRAFISMO INFANTIL e o DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATRAVÉS DAS PESQUISAS DE LOWENFELD.

Autores: Desiree Leslie Silveira e Daniel Reis

RESUMO
É importante que o professor de Artes entenda o processo do grafismo infantil e principalmente o significado do desenho para a infância, buscando assim, entender o desenvolvimento global da criança, pois no desenho ficam explícitas inúmeras informações importantes.

O objetivo deste estudo é verificar o desenvolvimento do grafismo infantil e como este acompanha o desenvolvimento integral da criança. Para exemplificar as etapas do desenvolvimento infantil e justificar o percurso do estudo serão utilizadas, em sua maioria, pesquisas de Viktor Lowenfeld e Paulo Cheida Sans, autor brasileiro que também se baseia em Lowenfeld para suas pesquisas.

Foram coletadas diversas representações gráficas de uma mesma criança, desde o primeiro contato com giz e papel, por volta de um ano e meio de idade, até suas representações de desenho aos 6 anos de idade, e selecionadas as que melhoram ilustram os pensamentos dos autores aqui citados.

Como resultado do estudo percebeu-se claramente as etapas de desenvolvimento cognitivo e motor da criança estudada através de seus desenhos e também a possibilidade de identificar como a criança se manifesta emocionalmente ao desenhar. As leituras e reflexões acerca do desenvolvimento e expressão infantis através do desenho vão muito além de entender a evolução das formas gráficas. O grafismo é uma manifestação, que se bem estudada, pode ajudar de forma decisiva a entendermos o universo infantil e nosso próprio universo.

 
1 INTRODUÇÃO
Este estudo tem referência em estudos de Viktor Lowenfeld[1] interpretados por Paulo de Tarso Cheida Sans, Mestre em Filosofia da Educação de Campinas, São Paulo encontrados em sua obra sobre Pedagogia do Desenho Infantil. O olhar de Sans sobre Lowelfeld ajudará a justificar e interpretar as etapas de desenvolvimento de uma criança, hoje com seis anos de idade, através do desenho. Foram coletadas diversas representações gráficas, desde o primeiro contato com giz e papel, por volta de um ano e meio de idade, até suas representações de desenho e pintura com 6 anos de idade, encontrando-se em processo de alfabetização.

Esta coleta de dados e referências busca entender como a criança se expressa através dessas representações e como estas mudam de acordo com o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, principalmente conforme a criança amplia sua visão de mundo em relação a pormenores e como se vê enquanto sujeito criador.

O professor de Artes precisa entender o processo do grafismo da criança e principalmente o significado do desenho na infância, para que assim entenda a importância da arte no desenvolvimento global do indivíduo, e como nos relacionamos desde a primeira infância com a criatividade. Lowenfeld traz em seus estudos reflexões sobre a importância de pais e educadores compreenderem as etapas e fases de transformações do grafismo infantil para que possam contribuir neste processo e consequentemente no processo de criação artística da criança.

Lowenfeld (1977) diz que “o conhecimento das mudanças, nos trabalhos que aparecem em vários níveis de desenvolvimento e das relações subjetivas entre a criança e seu meio, é necessário ao entendimento da evolução das atividades criadoras”.  Se a arte produz conhecimento, a criança ao desenhar, além de exercitar sua capacidade criadora, explora seu conhecimento de mundo e trabalha o lado psicológico ao desenhar, logo, através do desenho conhecemos melhor a criança e o que ela pensa e do que se apropria acerca de suas vivências.

Artigo por Desirée Leslie Silveira - terça-feira, 29 de novembro de 2011.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


colunista

Desirée Leslie Silveira

Desirée Leslie Silveira

Arte -educadora e Artista Plástica, trabalha no ensino Fundamental e na Formação de Professores com pesquisa na área de Pedagogia e Teatro de Animação.


Portal Educação

PORTAL DA EDUCAÇÃO S/A - CNPJ: 04.670.765/0001-90 - Inscrição Estadual: 283.797.118 - Rua Sete de Setembro, 1.686 - Campo Grande - MS - CEP 79002-130