CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Gengiva inchada e dolorida

Artigo por Colunista Portal - Saúde - quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Tamanho do texto: A A

A higiene correta da boca mantém a gengiva saúdavel
A higiene correta da boca mantém a gengiva saúdavel
Sua gengiva está inchada e dolorida?

Cuidado, isso pode ser um grave sintoma de gengivite.


Mas o que é gengivite? Quais são os seus sintomas? Qual a forma de tratamento?

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode comprometer toda estrutura dentária de um indivíduo. Ela é causada por uma placa bacteriana que também é conhecida como biofilme. A placa bacteriana é um material grudento formado por bactérias, muco e por restos de comida que se desenvolve nas partes expostas dos dentes.


No estágio inicial dessa doença, dificilmente a pessoa sentirá a gengiva inchada e dolorida, pois o osso e o tecido alveolar onde os dentes estão fixados não são afetados.


A ausência de restaurações, a má oclusão, a baixa produção de saliva, tártaro, cáries, cigarros e principalmente a falta de higiene bucal de forma adequada, são as principais causas da gengivite.


Sintomas da gengivite: inchaço, vermelhidão ao redor dos dentes, gengivas com aspectos de brilho, sangramento durante a escovação e o uso do fio dental e sensibilidade ao tocar na gengiva, são os principais sintomas da doença.


Fazer a escovação dos dentes de forma correta, usar fio dental após as refeições e antes de dormir, evitar o consumo excessivo de açúcar, não fumar e fazer avaliações odontológicas pelo menos duas ou três vezes por ano é essencial para prevenir-se contra a gengivite.


Ao sentir que sua gengiva está inchada, dolorida e com sangramento, procure imediatamente um especialista em odontologia, para que seja feito os devidos exames, caso seja diagnosticado com essa ou outras doenças bucais, o indivíduo será orientado pelo profissional a fazer os tratamentos adequados relacionados a tais doenças.


Fontes de pesquisas:

Site: drauziovarella.com.br

Site: www.minhavida.com.br

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.