CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Dor na ATM

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Tamanho do texto: A A

A pessoa pode não conseguir conviver com a dor
A pessoa pode não conseguir conviver com a dor
O que é ATM (articulação temporomandibular)?

Trata-se de uma articulação sinovial , do tipo diartrose . Localiza-se anteriormente ao pavilhão auditivo (orelha) . É uma articulação entre os ossos temporais do crânio e os côndilos da mandíbula. Há também outras estruturas componentes : a cápsula articular , o menisco , os ligamentos e os músculos relacionados com os movimentos da articulação. São em número de duas (direita e esquerda) . Essa articulação é abreviada e chamada na literatura científica de ATM.


A dor na ATM é comum ?
Sim , é relativamente comum . A artralgia ( dor na articulação) de ATM é mais comum entre mulheres de 20 a 40 anos de idade. Isso não significa que homens e pessoas de outras idades não sofram de dor de ATM. O mais importante é diagnosticar e classificar a dor em aguda ou crônica.


Quais as características da dor aguda?

A dor aguda na ATM tem um padrão:
- Costuma ser contínua, localizada diante da orelha, podendo se irradiar pela face ou região temporal . Pode ser uma dor leve, moderada ou incapacitante. Geralmente, percebemos um ruído no local, chamado de crepitação. Pode estar inchado, vermelho e dolorido à palpação.

- Pode durar de algumas horas ou até três meses.

- O paciente pode não conseguir abrir a boca, abrir parcialmente ou, pior , não conseguir fechá-la (luxação bilateral). Alguns não conseguem mover a mandíbula para os lados. Outros não conseguem se alimentar satisfatoriamente, sendo obrigados a fazer uma dieta líquida.

- A pessoa pode não conseguir conviver com a dor por causa do sofrimento que ela causa.


- Outros sintomas como zumbido nos ouvidos, cefaleias, tonturas e vômitos existem , mas estão apenas presentes , tendo outras causas que não as articulares.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.