CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Resumo sobre Manifestações Bucais Relacionadas à Displasia Ectodérmica

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Tamanho do texto: A A


Freitas J.C., Pizzol K.E.D.C., Rodrigues V.C.


A displasia ectodérmica representa um grupo de alterações hereditárias, nas quais uma ou mais estruturas anatômicas derivadas do folheto ectodérmico não se desenvolvem, apresentam atraso ou desenvolvimento incompletos. Pelo fato dessa displasia apresentar inúmeras alterações na cavidade bucal, torna-se imprescindível que o cirurgião dentista tenha conhecimento para reconhecer, diagnosticar e tratar as manifestações bucais presentes. Clinicamente pode-se observar nariz em forma de “sela”, alterações de forma e/ou número de dentes, redução da dimensão vertical, hipoplasia de maxila, lábios protrusos, unhas frágeis e quebradiças, fotofobia, sobrancelhas e cílios ralos, pele fina com aspecto ressecado, ausência ou diminuição do número de glândulas sebáceas e sudoríparas. O diagnóstico é clínico, baseado na tríade hipotricose, hipohidrose e hipodontia, no entanto, pode-se utilizar o recurso do método molecular indireto, para estudo genético. Durante a infância é difícil notar as manifestações até que seja detectado atraso na erupção dentária. Como não há cura, existem formas de minimizar as conseqüências das manifestações e evitar sua transmissão genética. A intervenção é multidisciplinar, envolvendo profissionais como: pediatra, odontopediatra, dermatologista, geneticista, otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo. O tratamento odontológico é a longo prazo, envolvendo as diversas áreas odontológicas, e levando-se em conta os diversos estágios do crescimento e desenvolvimento facial.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. CAVALCANTI et al. Displasia ectodérmica hereditária - Etiologia, diagnóstico e tratamento. www.medcenter.com 2000.
2. MAIA, LC; MODESTO, A; BASTOS, E. Tratamento multidisciplinar em portadores de displasia ectodérmica hereditária. Rev Odontopediatr Atual Clín. 1995; 4(4):165-174.
3. SANTOS, KT et al. Displasia Ectodérmica Hipohidrótica. Revista Brasileira

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.