CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Mecanismo de Ação do Flúor Tópico

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tamanho do texto: A A

Vários fatores são capazes de interferir na formação de "CaF2"
Vários fatores são capazes de interferir na formação de "CaF2"

O efeito do flúor tópico dá-se de duas formas, primeiro pela manutenção da concentração de flúor na saliva, por meio do uso frequente de um método, como, por exemplo, a utilização de dentifrício fluoretado, e, segundo, pela formação de produtos da reação do esmalte-dentina com o flúor, formando o mineral do “tipo” CaF2 (fluoreto de cálcio), que, depositado no biofilme e em lesões iniciais de cárie, é capaz de evitar a progressão da doença.



Durante o tratamento tópico com fluoretos em concentrações maiores de 1000 ppm, ocorre uma rápida formação de CaF2. Depósitos de fluoreto de cálcio podem ficar retidos por meses liberando traços de fluoretos durante períodos de queda do pH, mantendo constante a concentração do mesmo na cavidade bucal, além de aumentar a resistência do dente aos ataques ácidos e potencializar a remineralização.



Vários fatores são capazes de interferir na formação de “CaF2”, tal como: concentração de flúor na aplicação, pH do meio, tempo de aplicação, estrutura mineralizada, tempo de erupção dentária e condição dentária.



O flúor possui uma atividade antimicrobiana quando utilizado em concentração maior que 100 ppm, pois tem potencial de inibir a colonização, o crescimento e a multiplicação bacteriana.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.