CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Tudo sobre odontologia no Brasil

Artigo por Katiúscia Akemi Nasu Nogueira - quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tamanho do texto: A A

O ensino de Odontologia foi oficialmente instituído no país em outubro de 1884
O ensino de Odontologia foi oficialmente instituído no país em outubro de 1884

O ensino de Odontologia foi oficialmente instituído no Brasil em 25 de outubro de 1884, pelo Decreto nº 9311 do Governo Imperial, por atuação do Visconde de Sabóia, diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. No início o ensino foi vinculado às Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia. O curso foi programado para três anos, ao final, o aluno recebia o título de Cirurgião-Dentista, sem colar grau ou outras formalidades.

Através de decreto promulgado pelo presidente Epitácio Pessoa, no dia 29 de novembro de 1919 o curso que, até então, era oferecido pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro deveria passar a ser oferecido pela recém-criada Faculdade de Odontologia. A reforma não foi executada, e somente em 1925 é que o curso de Odontologia tornou-se de fato um curso da Faculdade de Odontologia do Rio de Janeiro. O curso permaneceu com duração de três anos até 1947 quando passou a ser oferecido com duração de quatro anos.

Ao contrário do que ocorria no Rio de Janeiro, o curso de Odontologia no Estado de São Paulo surgiu como resultado da iniciativa privada em 11 de fevereiro de 1899 através da Escola Livre de Farmácia e Odontologia. O curso passou para a rede estadual de ensino em 1932.

A Faculdade de Odontologia, mantida pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e a Faculdade de Odontologia de Lins, mantida pelo Instituto Americano, estão entre os cursos pioneiramente instalados em território paulista, ainda na década de 50. Outros cursos de Odontologia do interior do Estado tiveram vida efêmera e alguns nem chegaram a formar turmas.


CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Katiúscia Akemi Nasu Nogueira

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), pós-graduanda em MBA em Marketing- FGV, especialista em Metodologias e Gestão para Educação a Distância- Uniderp/Anhanguera. Atualmente é gestora em Educação a Distância no Portal Educação.