CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Visita Domiciliar (VD)

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 21 de agosto de 2012

Tamanho do texto: A A

Visita Domiciliar (VD)
Visita Domiciliar (VD)

Dados a Serem Coletados Antes da Visita Domiciliar


• Unidade de Saúde.

• Data da realização da Visita Domiciliar.

• Número da equipe e da microárea.

• Nome e profissão do técnico que realizará a visita.

• Registrar o nome do usuário que é o alvo principal da VD ou do chefe da família quando se tratar do cadastramento familiar.

• Registrar o número de matrícula do usuário na Unidade.

• Anotar o endereço completo e pontos de referência (estabelecimentos comerciais) que facilitem sua localização.

• Registrar com objetividade o(s) motivo(s) do pedido da visita, o que auxiliará no esclarecimento do usuário sobre a sua validade.

• Devem ser estabelecidos tendo como base o(s) motivo(s) da solicitação da VD e devem ser passíveis de serem alcançados.

• Dados sobre a família: registrar somente os dados pertinentes aos objetivos definidos para a visita.

• Atividades a serem desenvolvidas: definir o tipo de atividade que será desenvolvida durante a visita, como coletar dados sobre as condições de vida e trabalho da família (segundo roteiro preestabelecido), demonstrar aplicação de medicamentos ou execução de técnicas, avaliar condições para dar continuidade à assistência.

• Registro de dados: registrar as observações feitas no domicílio e os dados coletados por informações verbais. Podem ser utilizados diferentes impressos, específicos para a finalidade a que se propõe a VD. Para as demais situações, podem-se elaborar outros impressos ou utilizar um modelo genérico que se preste a qualquer situação.

• Relatório da VD: deve conter uma síntese das informações coletadas, das observações e das intervenções realizadas. O relatório deve contemplar a avaliação da VD, que deve ser feita tendo como referência os objetivos propostos inicialmente. Anotar ainda as impressões sobre o relacionamento estabelecido com a família e as necessidades identificadas ou relatadas pelo usuário ou por seus familiares.



Conceito


O que é visita domiciliar?


A visita Domiciliar no Contexto da Saúde da Família é um instrumento de intervenção fundamental da estratégia de Saúde da Família, utilizado pelos integrantes das equipes de saúde para conhecer as condições de vida e saúde das famílias sob sua responsabilidade.




Utilizando suas habilidades e competências não apenas para o cadastramento dessas famílias, mas, principalmente, para a identificação de suas características sociais (condições de vida e trabalho) e epidemiológicas, seus problemas de saúde e vulnerabilidade aos agravos de saúde.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.