artigo

segunda-feira, 14 de maio de 2012 - 18:44

Tamanho do texto: A A

Introdução à Odontologia Legal

por: Colunista Portal - Educação

O perito-odontológico atua em perícias de identificação de lesões.
O perito-odontológico atua em perícias de identificação de lesões.

A identificação humana é o assunto mais conhecido quando as pessoas são questionadas acerca da medicina legal, e consequentemente da odontologia legal. No entanto, será observado ao longo do curso que a área de atuação do cirurgião-dentista na odontologia legal é vasta, abrangendo inclusive a deontologia odontológica e a orientação profissional.

Segundo Ernani Simas Alves (1965) a “identidade é o conjunto de caracteres físicos, funcionais, normais ou patológicos, que individualizam determinada pessoa” e a “identificação é o emprego de técnicas especiais para determinar a identidade de alguém”.

Ainda acrescenta que a identificação “é o ato mediante o qual se estabelece a identidade de uma pessoa”. Dessa maneira, serão estudadas técnicas especiais para a individualização das pessoas, dando ênfase àquelas que podem ser utilizadas pelo cirurgião-dentista ou odontolegista.

Outro ramo de grande atuação do perito-odontólogo é a realização de perícias para identificação de lesões presentes no sistema estomatognático decorrentes de traumas diversos, que serão estudados no tópico de traumatologia e marcas de mordida.

Lesões no sistema estomatognático também são estudadas para a avaliação de danos resultantes de erro profissional, sejam eles
decorrentes de imperícia, imprudência ou negligência.

E finalmente, será realizado o estudo da identificação humana pelo DNA, que é a tecnologia mais comentada e divulgada pela mídia na atualidade, além de ser uma das técnicas mais recentes para o estabelecimento da identidade.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Odontologia