Mais de 900 cursos online com certificado em diversas áreas

esqueci minha senha
Sala de aula
Confira o regulamento Promoção do Mês

Notícias de Nutrição


Diabetes tipo 2 pode ser revertida com dieta de 600 calorias diárias

Estudo durou três meses e, após isso, nível de insulina se manteve normal


29 de junho de 2011


definir tamanho aA aA


Dos 11 pacientes pesquisados, sete estavam livres da diabetes tipo 2

Dos 11 pacientes pesquisados, sete estavam livres da diabetes tipo 2

Você tem diabetes e não sabe como combatê-la? Um pesquisador afirma que uma pessoa com diabetes tipo 2 pode reverter o quadro da doença em oito semanas ingerindo 600 calorias por dia.

Entretanto, a medida só vale para pessoas recém-diagnosticadas com a doença. Ainda segundo os dados, a dieta foi capaz de reduzir os níveis de gordura no fígado e no pâncreas dos 11 pacientes estudados, ajudando os índices de insulina a voltarem ao normal.

A pesquisa envolveu 11 cobaias com diabetes tipo 2, diagnosticadas até quatro anos antes do estudo. Após os três meses de tratamento, sete estavam livres da doença. O nível de produção de insulina se manteve estável mesmo depois do retorno à alimentação normal.

No entanto, os pesquisadores continuarão os estudos para verificar se este efeito permanece durante anos. O especialista ainda recomenda que ninguém faça o experimento. “Esta dieta foi usada apenas para testar a hipótese de que, ao perder peso substancialmente, as pessoas perdem também a diabetes”, diz o diretor do Centro de Ressonância Magnética da Universidade de Newcastle, Roy Taylor.

De acordo com o tutor do Portal Educação, farmacêutico Ronaldo Costa, o diabetes tipo 2, que não é dependente de insulina, é o tipo mais comum da doença, e acontece em até 90% dos casos. “O diabetes ocorre quando as células não conseguem metabolizar a glicose, apesar da insulina disponível”, explica o farmacêutico bioquímico.

Para ele, a pesquisa é um ponto importante para o combate ao diabetes. Ronaldo Costa esclarece que uma dieta de 600 kcal corresponde a 25% da necessidade diária de um adulto e por isso é muito arriscada para se autotratar. “O melhor caminho, de fato, é a reeducação alimentar, mas com acompanhamento de nutricionista e associada a exercícios físicos”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação


TAGS: diabetes, tipo 2, insulina, dieta, alimentação

Comentários

Escolha sua área do conhecimento