- Institucional
- Tudo sobre a empresa
- Prêmios
- Notícias
- Trabalhe conosco
- Fale Conosco
Nutrição
notícias
Embrapa desenvolve filme comestível para conservar por mais tempo os alimentos
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 às 13:50h

Você já parou para pensar se seria possível comer a embalagem da sua comida? Com certeza a resposta é não. Enganam-se quem pensa desta forma, pois a Embrapa Agroindústria Tropical está desenvolvendo uma espécie de filme comestível à base de purê de manga.
Essa película comestível é capaz de conservar frescos e proteger os alimentos da ação de micro-organismos por mais tempo. A tecnologia está em fase de teste e ainda não chegou ao mercado. A novidade é mais uma alternativa ecológica às embalagens de plástico sintético.
As embalagens comestíveis têm a função de plástico natural quando aplicado à superfície dos alimentos, retarda a perda de água e as trocas gasosas entre o alimento e o ambiente. O processo faz dobrar o tempo de vida do produto.
“Muitos estudos estão sendo realizados utilizando-se filmes comestíveis como uma medida eficiente de conservação de alimentos por mais tempo e como medida ecológica, uma vez que ocorrerá redução de embalagens plásticas”, explica a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.
Vale ressaltar que, como o filme comestível conservará o alimento fresco por mais tempo, haverá uma redução considerável de desperdício de frutas e verduras. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o desperdício no Brasil chega a 35% da produção do país. Canadá, Estados Unidos, Japão e Alemanha já usam filmes comestíveis para conservação de alimentos.