CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Dobras Cutâneas

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tamanho do texto: A A

A gordura subcutânea corresponde a 50% da gordura armazenada do corpo, e pode refletir de maneira acurada o conteúdo de gordura corporal total. A espessura da dobra cutânea reflete a espessura da pele e tecido adiposo subcutâneo.

 

As medidas são aferidas em pontos anatômicos específicos do organismo com o auxílio de um compasso chamado de: adipômetro, plicômetro, paquímetro, espessímetro ou cáliper. Há várias marcas disponíveis no mercado e o custo varia de acordo com o material utilizado em sua composição e a precisão e exatidão de sua escala de medida. Adipômetros de plástico não possuem a mesma confiabilidade e precisão e não devem ser utilizados em estudos científicos.

 

Há várias medidas de dobras cutâneas que podem ser utilizadas na avaliação antropométrica, dentre elas, as mais utilizadas são dobras cutâneas: bicipital, tricipital, subescapular e suprailíaca.

 

As instruções citadas abaixo irão garantir a exatidão das medidas.
Instruções gerais para aferição de dobras cutâneas:

1. Identificar e marcar o local a ser aferido;
2. Segurar a prega formada com os dedos polegar e indicador da mão esquerda (caso seja destro) ou direita (caso seja canhoto) a 1 cm do ponto marcado;
3. Pinçar a dobra exatamente no local marcado;
4. Manter a dobra pressionada com os dedos durante a aferição;
5. A leitura deve ser realiza no milímetro mais próximo, em segundos;
6. As hastes do compasso estejam perpendiculares à superfície da pele no local da medida;
7. Para melhor confiabilidade dos dados, as medidas devem ser coletadas de preferência em triplicata;
8. Não realizar a aferição das dobras após exercício físico, pois o deslocamento de fluidos corporais em direção a pele tende a aumentar a espessura da dobra cutânea.

 

Realizando as instruções acima você poderá realizar o diagnóstico nutricional analisando a composição corporal de cada indivíduo.

 

 


Autora: Ana Paula Leão Rossi, Nutricionista, Tutora EaD Portal Educação.

 

Referência Bibliográfica

CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. ed. São Paulo: Manole, 2005.
DUARTE, A.C.G., Avaliação Nutricional aspectos clínicos e laboratoriais. São Paulo: Atheneu, 2007.

 


CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.