artigo

quinta-feira, 29 de maio de 2008 - 09:37

Tamanho do texto: A A

Nutrição: Quando usar suplementos alimentares?

por: Colunista Portal - Educação

Você já ouviu falar em suplementação alimentar? Muitos ainda questionam a utilização de suplementos associados à dieta e exercícios. Porém, a maioria dos nutricionistas afirma que com uma dieta equilibrada e um bom treinamento, é possível melhorar o desempenho físico, mas, isso nem sempre é seguido à risca.
 
Os suplementos são alimentos transformados pela tecnologia e apresentam os nutrientes dos alimentos naturais, ou seja, que se originou. A finalidade da suplementação é reforçar e complementar a dieta alimentar, principalmente de esportistas e praticantes de atividades físicas. Quando não é realizada uma alimentação adequada e o indivíduo pratica algum tipo de atividade física, a utilização da suplementação alimentar tem que seguir a orientação de um profissional da Nutrição.

Vale ressaltar que uma pessoa normal não precisa fazer o uso de complementos alimentares, pois o uso indevido pode ser convertido em gorduras, sem contar com o risco de causar câncer no fígado, rins, pulmões, impotência sexual, aumento do tempo de coagulação do sangue em longo prazo e contribuir também com outros males. Por isso, é de grande importância fazer uma avaliação de constituição genética, alimentação balanceada e intensidade de treinamento de cada indivíduo, antes de se iniciar o uso de uma suplementação alimentar.

Portanto, para quem está interessado em fazer algum tipo de suplementação alimentar, o ideal é ter uma alimentação equilibrada e variada, com a ingestão de alimentos naturais e de boa qualidade (frutas, verduras, legumes, etc.). É imprescindível evitar vícios, como o abuso de álcool e cigarro, já que além de prejudicar o preparo físico do atleta, acabam por roubar os nutrientes vindos da alimentação que deveriam ficar retidos no organismo.

Redação Portal Educação

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Nutrição