CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Manipuladores de alimentos

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Tamanho do texto: A A

Os funcionários devem habituar-se a lavar as mãos várias vezes ao dia
Os funcionários devem habituar-se a lavar as mãos várias vezes ao dia

Os manipuladores de alimentos devem estar capacitados com, no mínimo, o curso para Manipuladores de Alimentos, e devem estar em boas condições de saúde para o trabalho. Na unidade é importante que haja programas para o treinamento constante dos funcionários, bem como para o controle da saúde –, ou seja, os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos. A capacitação deve ser comprovada mediante documentação.
     
 
Os manipuladores que apresentarem lesões e/ou sintomas de enfermidades (feridas, lesões, chagas ou cortes nas mãos e braços; ou gastrenterites agudas ou crônicas – diarreia ou disenteria, assim como os que estiverem acometidos de infecções pulmonares ou faringites como gripes, tuberculose, amigdalite etc.) que possam comprometer a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos devem ser afastados da atividade de preparação de alimentos enquanto persistirem essas condições de saúde.
 
Quanto à higiene pessoal, os manipuladores devem apresentar-se com asseio e uniformes compatíveis à atividade, conservados e limpos. Algumas recomendações são importantes:


a) Banho diário, com troca diária do uniforme e uso de desodorante sem cheiro, nem perfumes. Inclusive pode-se solicitar aos funcionários que o façam quando chegarem à unidade, desde que haja vestiário com chuveiros;
    
b) Cabelos limpos, bem escovados, protegidos por touca;
           

c) Barba feita diariamente (não se deve usar bigode, barba e/ou costeleta);



d) Dentes escovados;



e) Não utilização de adornos (colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio, anéis, alianças de casamento) nem maquiagem;



f) Mãos e antebraços com higiene adequada;



g) O uso de avental plástico deve ser restrito às atividades onde há grande quantidade de água, não devendo ser utilizado próximo ao calor;



h) Não utilizar panos de pia (ou pano de prato, guardanapo de pano) ou sacos plásticos para proteção do uniforme;



i) Os sapatos devem ser fechados, em boas condições de higiene e conservação, preferencialmente de uso exclusivo na unidade. Devem ser utilizadas meias de algodão, de preferência na cor branca;



j) Não carregar no uniforme: canetas, lápis, batons, escovinhas, cigarros, isqueiros, relógios e outros adornos;



k) Nenhuma peça do uniforme deve ser lavada dentro da cozinha;



l) As roupas e os objetos pessoais devem ser guardados em locais específicos e reservados para esse fim, preferencialmente, em um vestiário com armário individual.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.